sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Ser prudente como a serpente e inofensivo como a pomba

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” Mateus 10.16

Ovelha no meio de lobos não parece ser algo muito saudável para a ovelha, né? Mas o mundo é isso aí: uma alcateia de lobos. A natureza humana é assim, predatória. O que é o natural quando se vive entre lobos? Se tornar lobo, também, por sobrevivência. Mas somos ovelhas e a orientação não é virar lobos, até porque isso não é possível — embora muitos tentem e acabem virando ovelhobos.

A orientação é que sejamos prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Jesus não está nos dizendo para sermos serpentes, no geral. Não está dizendo para armar emboscada, procurar os pontos fracos dos outros, atacar ou usar alguma espécie de malícia. De jeito nenhum! Ele está nos orientando a imitar um comportamento específico (e muito louvável) da serpente: a prudência.

Bem o contrário da pomba, que se atira em cima dos carros e não tem a menor noção de nada. Graças a Deus, Jesus também não nos mandou ser pombas. Senão, estaríamos ralados no meio dos lobos (literalmente). Elas dificilmente olham para os lados, dificilmente se preocupam com o perigo e — definitivamente — não se desviam do mal. Essa parte das pombas não devemos imitar. A parte boa é que as pombinhas estão focadas no que precisam fazer (catar farelinhos de qualquer coisa). São extremamente inofensivas, ingênuas, sem malícia.

Como conciliar essas duas coisas?
Sendo uma pessoa tranquila, inofensiva e sem malícia, mas ficar esperta, vigiando para se desviar do mal.


Fonte: Lampertop


Nenhum comentário:

Postar um comentário