sábado, 3 de novembro de 2018

O que que tem idolatrar? (1)

Quando se fala de idolatria, logo vem na cabeça a imagem de ídolos, de santos, de deuses, de pessoas que fizeram a diferença no mundo e na história. Muitos falam: ''Qual o problema disso? Essa imagem me faz lembrar de coisas boas e a pessoa é um exemplo pra mim, uma referência, eu admiro ela''. Tem também aqueles que não tem nenhuma imagem, nenhuma foto, nada, mas está sempre lembrando da pessoa, pensando o que ela faria no seu lugar, fica lembrando de como ela se comporta, o que diz, os conselhos/ensinamentos que dá, como vive, como age, como trata as pessoas, como toma decisões.

Sabe por que idolatria é algo ruim? Porque ela limita sua vida. No começo parece bom, pois é um incentivo pra você ser alguém melhor, mas depois, vai virando uma escravidão, dependência, decepção, anulação, fracasso, perda de identidade/personalidade própria, não consegue pensar e analisar por si própria, aceita tudo o que o ídolo diz.

Sabe o que acontece também? Quando se idolatra algo ou alguém, começa a se aproximar de você outras pessoas que seguem esse ídolo e é todo mundo igual, todos tem a característica do ídolo. Olha como é forte a idolatria. Aí, agora, vai ficando cada vez mais forte a escravidão, porque os seguidores representam o ídolo e é como se ele estivesse se multiplicando ao redor de você, então a influência dele sobre você vai aumentando, ficando cada vez mais forte, vai virando uma prisão, a sensação é de que você está cercada e se você quiser mudar de vida e parar de viver como esse ídolo, vai ser muito difícil, bem trabalhoso, porque sua mente foi sendo cada vez mais preenchida pelas ideias dele e pela forma dele pensar. Então é tipo um bloqueio, uma contaminação, onde você já percebeu que não está legal, mas não tem condições de agir diferente, pois sua cabeça não tem espaço pra outros tipos de pensamento. Não é um horror isso?

Por que Jesus fala tanto da idolatria? É por causa disso, por causa do mal que ela gera. E por que Ele pede para idolatrarmos apenas Ele? Porque é seguro, Ele é Deus, Ele tem o melhor pra nós, Ele é um exemplo, Ele é bom, é puro, perfeito, Ele supre o que precisamos, Ele é específico com cada pessoa, com detalhes na vida de cada um. Mas existe algumas dificuldades nisso, sabe quais? A gente confunde Jesus com religião, costumes, hábitos, pastores, líderes, membros da igreja. A gente não pode ver Jesus, a única ''imagem'' Dele é a Bíblia, mas ela é um livro, lá só tem palavras, teorias, e os nossos olhos (que são idólatras) querem ver o que está escrito, então o que acontece? Queremos ver Jesus na vida das pessoas que falam Dele, que vão na igreja aprender sobre Ele e achamos que tudo o que acontece com elas vem Dele, foi Ele que fez e então começa a idolatria pra querer o mesmo. Qual o resultado? Fracasso, decepção, anulação....por que? Porque não é pra olhar pra ninguém, cada um tem sua própria vida, sua própria comunhão, não sabemos o que se passa dentro da pessoa nem se ela é de Deus mesmo, quais as intenções dela, não podemos considerar que o jeito que ela fez e deu certo vai dar certo pra mim/você também.

Como então a gente se afasta da escravidão que a idolatria gera? Perseverando, falando pra Deus que não quer saber disso, que está fazendo mal; dizer que quer a própria vida e história com Ele, só Ele; pedindo pra Ele ensinar como se vive assim, pois realmente, os nossos olhos absorvem muito as coisas que vemos e sem perceber vamos ficando igual as pessoas, mesmo não querendo. Às vezes vamos poder nos afastar de pessoas e ambientes, mas nem sempre isso será possível, na verdade, na maioria das vezes não é possível, então é preciso estar atento e apresentar pra Deus suas aflições e influências que querem levar você pra um modo de vida que você não quer.

Parte 2 .

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário