quarta-feira, 23 de maio de 2018

Como ser batizada com o Espírito Santo? Como conquistar?

Versões diferentes para Jeremias 29:13 (leia devagar, preste atenção nas palavras;é o mesmo versículo em cada linha, mas escrito de formas diferentes porque conseguimos entender melhor algum ao invés de outro)

 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

 - Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

 - Encontrar-me-ão quando me buscarem de todo o vosso coração, com toda a diligência.

 - Vocês Me encontrarão sempre que Me procurarem; mas para isso, precisam Me procurar de todo o coração.

 - Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração.

Esse versículo é bem conhecido e usado para explicar como se conhece a Deus e como ser batizado com o Espírito Santo. Sabe como conheci a Deus? Querendo mudar meu jeito de ser e buscando um sentido pra vida, eu ficava pensando: ‘’não pode ser, a vida não pode ser só estudar, trabalhar e viver como todo mundo já vive’’, eu percebia que faltava alguma coisa, estava dentro de mim isso. Foi dessa forma, refletindo, pensando, usando a cabeça, que começou a aparecer na lateral dos vídeos do youtube assuntos que me chamavam a atenção, depois descobri blogs, livros, pessoas e entrei até numa igreja evangélica. Logo na visita o pastor falou uma palavra e eu não sabia o que aquilo significava, mas ela entrou em mim e eu acreditei, e tudo aquilo que eu estava buscando pra vida, encontrei =) Foi assim comigo. Nunca tinha ouvido falar de Espírito Santo, nem de batismo, nem de arrependimento, nem de ficarem me explicando como que faz isso e aquilo, eu somente encontrei aquilo que já estava buscando de todo o coração, sem saber que era Deus, eu apenas estava buscando essa coisa que faltava dentro de mim e achei. Era algo que eu realmente queria, não era um queria mais ou menos, ou uma despreocupação. Bom, por ter sido assim comigo, achei que tinha sido com todos, mas fui vendo que tem pessoas que estão há anos na igreja e nada. Como pode? Eu nem era da igreja e conheci Ele quando fui a primeira vez. Faz mais de 4 anos que fico pensando nisso e dizendo pra Deus que não entendo, que ‘’como que pode?!’’, eu já julguei bastante os outros por causa desse assunto, dizendo que não querem Deus, que são interesseiros, que não querem mudar o jeito de ser e gostam de viver de qualquer forma, eu de certo jeito desprezava essas pessoas relaxadas (assim que eu pensava delas), até que Deus começou a me mostrar algumas coisas:

 - faz anos que estou lutando pra mudar de vida, ser independente da minha família, ter a própria história, mas não dá certo. Eu estudei, me esforcei, fui atrás e não conseguia nada (estou resumindo, outro dia conto com detalhes), é a mesma coisa com quem faz de tudo para conhecer a Deus/ser batizada e não consegue. Mas porque isso? Porque eu consegui rápido e eles não? E porque que eles conseguem conquistar rápido e eu não?

 - coisa mais comum e normal na Universal é alguém conquistar algo, seja emprego, casamento, bens, isso e aquilo, enfim, qualquer coisa que mude a vida da pessoa, mas eu nada, não conseguia nada. Eu lembro uma vez de uma moça toda descabelada, usando um moletom velho e uma blusa larga dizendo que havia conseguido um emprego e estava ganhando o triplo (não lembro se era o triplo ou 10x mais...), ‘’como pode?’’, pensei. Eu comecei a chorar, não conseguia entender aquilo. Como pode uma pessoa como eu que já conhecia Deus, buscava sempre agradar Ele mudando em mim tudo o que precisava, fazia isso com o maior prazer e não por obrigação ou força, tinha feito faculdade, sacrificado minha vida, estudado, não ter conseguido nada e essa mulher conseguir receber uma proposta dessa? Foi muito humilhante pra mim, eu não entendia, parece que Deus não está nem aí pra estudo, pra dedicação, pra bom comportamento, ‘’será que Ele só ajuda quem está numa situação assim? Será que Ele só gosta de pessoa assim? Eu não quero passar por isso pra chamar a atenção de Deus. Está muito estranho isso aí”, pensei. Enfim, eu achei muito injusto aquilo, fiquei indignada, não fazia sentido, na minha cabeça era só ‘’como que pode uma coisa dessas?! Como que pode? Não dá pra acreditar, como que pode!’’. Mas hoje já entendo o que que é: ela buscou aquilo de todo o coração e ela encontrou. Veja a aparência dela, isso já mostra alguém bem sofrido, passando muito dificuldade, ela não sentia falta de Deus (não naquele momento, mas depois ia sentir), ela sentia falta de comer, de ter uma vida melhor, talvez ela pensasse assim: ‘’será que não existe outro jeito de viver? Será que nunca vou poder ganhar mais e comer mais? Será que a vida é só essa miséria? Eu quero viver melhor’’ e aí ela começou a frequentar a igreja, creu nas coisas que o pastor falou, e ela conseguiu o que queria. Talvez ela fosse moradora de rua ou catadora de lixo e recebeu uma proposta pra trabalhar em alguma empresa de limpeza ou naqueles locais que separaram os materiais recicláveis, não sei, pode ser outra coisa também, só sei que ela conseguiu o que queria.

 - Comecei a entender o que significa o versículo acima. Ele não é apenas para conhecer a Deus no sentido Dele morar dentro de nós e preencher o nosso vazio/nos transformar numa nova pessoa e tal, mas serve também para conhecer o que mais Ele pode fazer, e a Bíblia mostra as curas, milagres, libertação. Ele dá o que a pessoa busca de todo o coração. E veja só, a minha necessidade era interna, da moça era externa, eu alcancei o que buscava e ela também, mas isso não impede de buscarmos o que está faltando. Pra ela, falta Deus, pra mim falta a conquista. Ela conseguiu a conquista, mas vai perceber que está faltando algo ainda: Deus. Eu tenho Deus e por muito tempo não senti falta e nem dei muita importância pro resto, mas começou depois uma necessidade de ter o que falta pra mim. É assim que se conquista algo com Deus, só que tem uma diferença: quando já somos Dele, Ele nos protege de propostas que Ele sabe que não serão boas lá na frente e quem é de Deus percebe isso e obedece (tem gente que não obedece e isso só piora a situação dela, mas o melhor é sempre obedecer, é Deus cuidando da gente), mas tem que ficar atenta e buscando de todo o coração para que aconteça a mudança, porque se pensarmos assim: ‘’ah, eu sei que Deus tem o melhor pra mim, nem vou me preocupar’’, o tempo passa, nada acontece, mas porque? Porque ela não buscou de todo o coração. Ou se ela pensa assim: ‘’eu estou buscando, fazendo a minha parte, vou conseguir porque faço tudo certo’’, não vai dar, pois não tem a ver com isso, com sua capacidade, mas sim querer realmente, é algo dentro da pessoa e não na força. Pode até ser que apareça uma coisa e outra, mas não vem Dele, é pegadinha e se não estamos atentas aos sinais de Deus, podemos fazer a escolha errada (assim como a pessoa que não obedece).

 - a busca é muito interessante, porque enquanto a pessoa não conseguir o que precisa, ela não sossega, isso é quando buscamos de coração, mas se é uma busca normal, sem muito interesse, não leva muito pra conseguir, porque qualquer coisa está bom, e talvez nunca consiga, porque não é tão importante assim, então ela vai esperando. A ‘’busca’’ de Deus vem de dentro de nós, não é uma busca pela nossa vontade própria, é algo diferente. Se uma pessoa quer algo, mas ainda não despertou pra querer muito esse algo, ou seja, querer de coração, não tem problema, porque o próprio Deus vai despertando ela conforme vai mostrando interesse e querendo realmente ter aquilo. Algo que vem de Deus não tem nem comparação com algo que não vem Dele.

 - então é o seguinte: você conhece a Deus, mas não consegue conquistar? A conquista vai vir da mesma forma que conheceu a Deus, ou seja, é algo dentro de nós que muda e para isso acontecer precisamos primeiro buscar de todo o coração. Você consegue conquistar, mas não conhece a Deus? Vai conhecê-Lo do mesmo jeito que conquistou, ou seja, lembra de como você conseguiu as coisas que tem?

 - Se você perceber bem, meu texto não ficou muito claro, é porque estou começando a entender melhor sobre esse assunto só agora, mas eu queria compartilhar com você já. Quando eu entender melhor, eu escrevo mais. Leia de novo o versículo, vai conseguir compreender melhor o texto e vai te ajudar a refletir.

 Jeremias 29:13

 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

 - Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

 - Encontrar-me-ão quando me buscarem de todo o vosso coração, com toda a diligência.

 - Vocês Me encontrarão sempre que Me procurarem; mas para isso, precisam Me procurar de todo o coração.

 - Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário