quinta-feira, 10 de maio de 2018

Como uma estrangeira (2)

Para ler a parte 1, clique aqui.

 Aqui é a 2ª parte do ''Como uma estrangeira''. Eu escrevo isso porque quando temos uma aliança com Deus, uma proximidade com Ele pelo nosso interesse em querer ser mais dependente e mais atento ao que Ele ensina, mais Ele nos protege e nos orienta. Em relação a 1ª parte, meu maior erro foi desconsiderar os alertas de Deus, eu considerei mais importante o que me era dito sem ter entendido, eu não fui prudente, não fui sábia e não é que os ensinamentos eram errados, mas eu é que forcei a prática deles sem ter discernimento, sem ter a maturidade que eu precisava, eu achei que simplesmente fazendo, ia dar certo, mas não dava...Veja como é importante sermos um com Deus e não considerar nada nem ninguém acima, mesmo sob pressão, insistência, convencimento, entusiasmo, persuasão. Como eu falei, todo erro me levou a não errar mais, porque eu fui percebendo os estragos e más consequências das minhas atitudes e escolhas. Vamos a parte 2 então:
-----------------------------------------------------------------------
Como uma estrangeira

 - ''Você tem que fazer tudo o que o pastor pedir'': logo que ouvi essa frase, achei esquisito, tinha algo estranho nisso, veja como Deus nos alerta e nos faz pensar, porém eu desconsiderei e me arrebentei. Eu literalmente levava as frases ao pé da letra, não sabia qual era o momento de considerar essa frase. Eu sei, eu fui muito inocente, eu não tinha malícia e vejo que muita gente na igreja é assim, por isso que quando alguém vem me pedir ajuda para entender algo ou quando percebo que alguém não entendeu nada e está fazendo por fazer, eu explico com detalhes pra ela, quando tenho liberdade pra me aproximar e fazer isso, porque quero ensinar ela a pensar, já que muitos saem da igreja por não saberem usar a cabeça, se sentem prejudicados, enganados e vão embora.

 - ''Você não pode fazer isso, não pode fazer aquilo'': como eu disse, não entendia muita coisa, eu tinha dúvidas, fazer o que, mas sempre procurei perguntar pras pessoas como era isso e aquilo, mas por pegarem muito no meu pé, eu parei de perguntar e comecei a falar só pra Deus, foi a melhor coisa, porque Ele me entendia, Ele conhecia minhas intenções, Ele via a minha dor e a minha dificuldade, mas mesmo assim, até eu aprender mesmo, cometi erros, sem saber que estava errando, e vinham me dar bronca, me tratar mal, contavam pro pastor o que eu fazia, mas eu nem podia imaginar que estava errando, pois como eu disse, era falta de sabedoria minha, era falta de entendimento, era tudo novo. A Universal tem um espírito diferente: enquanto a outra igreja era de ''paz, amor, Deus é bom'', aqui era de ''luta, guerra, vencer o diabo'', ou seja, o oposto, então pense a confusão que estava minha cabeça. Porém, a Bíblia diz que Deus conhece nosso coração, nossas intenções e se somos bons e puros Ele nos protege e defende, então era isso que acontecia comigo, quando alguém vinha pra cima de mim com um jeito ameaçador ou de deboche, eu me lembrava de Deus e pedia pra Ele me ajudar, e Ele me ajudava. Foi dessa forma que fui aprendendo a ficar mais forte e deixar de ser sentimental, parei de chorar e me preocupar, e passei a conhecer mais a Deus e ver na prática o que a Bíblia ensinava.

 - ''Batismo com o Espírito Santo'': eu não entendia porque falavam tanto desse batismo, era dado uma enfâse muito grande nesse assunto e as pessoas perguntavam umas pras outras e até davam opinião a respeito dos outros dizendo que fulana não tinha o Espírito Santo, eu achava muito estranho isso, parecia uma competição, algo nada a ver invadir a vida de alguém e dizer se ela é ou não alguma coisa, se tem ou não tal coisa, tipo ''minha bicicleta é azul'', sabe essa expressão? Por eu ter um jeito pacato e o povo da igreja ser mais agitado e valente, ouvi de algumas obreiras que eu não tinha o Espírito Santo e cheguei até a acreditar nisso, indo lá na frente quando o pastor chamava perguntando quem queria receber Ele. Mas, você sabe, temos que usar a cabeça, e observei que o jeito das obreiras era diferente das esposas, as obreiras pareciam generais, só tinha algumas meninas entre elas que eram diferentes e parecidas com as esposas, que eram delicadas, discretas e sábias no modo de falar. Fiquei pensando naquilo, pensando nessas diferenças e observei que aquelas meninas e as esposas faziam parte do Godllywood, é um grupo de mulheres que querem ser mais femininas e fortes por dentro. Aqui comecei a entender muita coisa, eu já tinha o jeito delas e queria ficar melhor ainda, por isso comecei a me interessar pelo grupo e fui convidada para entrar nele, eu descobri também que muitas obreiras não gostam desse grupo, pois não querem deixar de ser quem são e não querem ser fracas, pois é isto que pensam das mulheres que são fortes por dentro e não por fora. Ou seja, aqui venci mais uma coisa esquisita que queria me atrapalhar, é por isso que temos que analisar as situações, observar os fatos, estar alerta aos ''toques'' que Deus nos dá.

 - ''Porque as pessoas não conseguem ser batizadas?'': como eu disse acima, não entendia essa insistência sobre o batismo, parecia até algo próprio da Universal, um outro espírito que não tinha nas demais igrejas. Eu realmente achei muito estranho, era algo fora do normal, tipo um desespero e eu não via isso nas outras denominações, então perguntei pra Deus o por quê de ser assim. Com o tempo, eu fui entendendo uma coisa: a igreja Universal é focada em ajudar pessoas que ninguém gosta muito e que nem perto querem ficar, quem são essas pessoas? O morador de rua, o pobre miserável, a pessoa cheia de dívidas, o empregado que sofre injustiça, o desempregado que passa fome e humilhação na família, o presidiário, o traficante, o ladrão, a prostituta, o viciado em várias drogas, o travesti, o doente com uma doença que ninguém conhece, o analfabeto, o ignorante que fala errado e estudou pouco, o doido cheio de ódio que comete coisas horríveis, o homem que surra a mulher, mulher que faz feitiçaria e macumba e assim por diante. Então, veja a situação dessas pessoas e pense o seguinte: do que elas precisam? Elas precisam de um emprego, de dinheiro, de comida, de roupa, de banho, de cuidados com a aparência, precisam de uma cura, precisam de libertação, precisam ser respeitadas, precisam resolver uma causa impossível, é disso que eles precisam, raramente eles vão dizer que precisam de Deus e mudar seus comportamentos, muitos até dizem que conhecem a Deus, dizem ''Deus abençoe, graças a Deus, Deus é bom, Deus me ama'', mas conhecer Deus de verdade não conhecem. Por isso, a igreja investe em projetos sociais dando o básico que uma pessoa precisa, essa é uma forma de depois falar de Deus, falar das reuniões, ajudar a pessoa de uma forma mais intensa e não superficial; é por isso que existem vários grupos na igreja direcionado a ajudar cada uma dessas pessoas, é uma porta também que ela vai se identificar, pois lá tem outros parecidos com ela, e vai também ouvir sobre os ensinamentos de Deus, da fé e da mudança de hábitos; é por isso que a igreja abre todos os dias em vários horários e com cada dia um assunto diferente, para que? Para levar ajuda às pessoas em todas as áreas que necessitam e lá, além dela alcançar a mudança que queria e de aprender como fazer isso, ela vai ouvir sobre o batismo. Tá bom, mas voltando ao início: porque eles dão tanta ênfase no batismo? É porque a pessoa fica pensando que se ela conseguir a cura, o emprego, a libertação e conhecer alguém pra namorar/casar, a vida dela estará mil maravilhas já, só que isso não é verdade, o mais importante é a salvação da alma dela e pra isso acontecer se faz necessário o batismo com o Espírito Santo; o foco sempre vai ser esse, mas é claro que os milagres e benções acontecem, porque da mesma forma que uma pessoa consegue o batismo, ela consegue uma conquista. Alguns focam só no batismo e esquecem do resto, outros focam nas bençãos e esquecem do batismo. É bom ter os dois, mas o mais importante é o batismo. E como é nas outras igrejas? O foco deles é no batismo, por isso eles não gostam muito do jeito da Universal, pois acreditam que isso distrai as pessoas, mas como eu falei, quando alguém é muito sofrido, ela quer se ver livre do sofrimento e depois ela se interessa por Deus, mas quando uma pessoa já tem uma vida boa ou mais ou menos, o sofrimento maior dela é o vazio da alma, fica então mais fácil de conhecer a Deus, foi isso que aconteceu comigo, e por isso eu não entendia a dificuldade que os outros tinham de ser batizados e não entendia também porque falavam tanto desse assunto, pois pra mim era algo natural. Viu? Usando a cabeça, venci mais uma dúvida. Ninguém nunca me explicou isso, eu tive que aprender sozinha, então quando tenho a oportunidade, explico pras pessoas também, mas tem coisas que só Deus pode nos fazer entender melhor, só Ele tem o jeito certo de nos mostrar a verdade com mais clareza, não que agora vou ser preguiçosa e deixar de orientar os outros, mas não posso ver o que há dentro da pessoa e da dúvida que ela tem, eu só vejo o que ela me diz e o que eu percebo.
--------------------------------------------
Tem mais coisa. Vai ficar pra parte 3
-----------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário