quinta-feira, 17 de maio de 2018

Dinheiro

Uma pessoa perguntou ''porque que Pedro Alvares Cabral foi o descobridor do Brasil se os índios já estavam lá? Quem descobriu foi os índios''. Aí fiquei pensando ''os índios descobriram uma terra pra morar, plantar, ficar sossegado, mas Pedro Alvares Cabral viu aquele lugar com outros olhos, ele tinha visão de progresso, viu um futuro, ele viu um país e não um lugar tranquilo e isolado. Se fosse depender dos índios, estaria tudo igual, porque até hoje eles vivem do mesmo jeito''.

Tem muitas pessoas que são assim sem visão, não querem mudar seu jeito de ser, seu jeito de pensar, seu jeito de tratar os outros, não querem aprender coisas novas, não querem entender o por quê das coisas, não querem usar a cabeça. Eu estava lendo ontem algumas reportagens sobre as pessoas mais ricas do mundo e sabe o que elas tem em comum? Não gostam de ostentar, não desperdiçam dinheiro, gostam de uma vida simples e não se importam em ter um monte de coisas, o que eles querem é progredir, criar oportunidades de emprego para outros, criar variedade de serviço para suprir a necessidade das pessoas, é isso, e a maioria deles são de origem humilde, sem perspectiva de vida, mas usando a cabeça e observando como poderia fazer a diferença, acabou crescendo.

Essa pessoa também falou: ''Ah, comida é a única coisa que a gente leva, porque o resto fica tudo aqui quando morrer, não é verdade? Pra que que vou ficar guardando dinheiro, comprando isso e aquilo, se vai ficar tudo? Mas comer, comer o corpo precisa''. Eu entendi o que ela quis dizer, era sobre o apego, mas tem que cuidar com o que fala porque se uma pessoa não guarda dinheiro, não vai conseguir comprar uma casa, não vai poder viajar, nem realizar projetos pessoais que dependem de dinheiro. Uma coisa não tem nada a ver com outra, alguém pode ter muito dinheiro e não ser apegado e se caso tenha apego, pode aprender a ser livre disso, sem precisar ficar pobre ou sem precisar viver no limite. A pessoa fala que não está nem aí pra dinheiro, que é desapegada, aí faz compras, não controla o dinheiro, vai gastando, isso daí é falta de foco e às vezes falta de inteligência. Outros são tão desapegados que gastam o dinheiro com outros, ele não se importa de fazer isso, mas vai chegar uma hora que vai pensar ''o que foi que eu fiz?...''. Dinheiro é um tema que rende bastante assunto. Quem não sabe como usar, pode virar um escravo dele, seja guardando, dando ou gastando...




Nenhum comentário:

Postar um comentário