segunda-feira, 4 de junho de 2018

Pessoa emotiva e pessoa que pensa

A pessoa emotiva age no impulso, age porque todos estão fazendo tal coisa, age porque está sentindo algo, ela vê alguém fazendo algo e copia, porque pensa que vai acontecer o mesmo resultado com ela.

Veja que a pessoa emotiva não pensa, ela não é honesta consigo mesma pra dizer o seguinte: ''eu não quero fazer o que todo mundo faz, eu quero entender o que estou fazendo, quero saber porque que tem que ser assim, quero observar minhas atitudes erradas e que estão me fazendo mal para saber como é o certo''. 

A pessoa que pensa é sensata, prudente, atenta, sóbria, sã, ela vê que tem algo de errado porque ou ela percebe dentro dela uma coisa ruim incomodando ou ela percebe o lado de fora que os resultados não estão acontecendo. 

A fé racional é assim, ela permite enxergarmos a realidade, seja por causa do incômodo ou porque não está acontecendo o que ela quer, então pede ajuda a Deus, diz que quer mudar isso, ou reconhece que não está conseguindo ver onde está errando e precisa que Ele abra seus olhos.

Quando fazemos isso, a mudança acontece logo, mas quando não acontece, perseveramos até que fique claro e então tenha condição de dar um fim na coisa.

Seja honesta, verdadeira consigo mesma e com Deus, não precisamos ter vergonha de dizer que não estamos na fé, que não entendemos algo, que temos dúvida de algo, que não acreditamos em algo, porque quando usamos a cabeça dizemos pra Deus o seguinte: ''Pai, eu não estou na fé, mas eu quero porque daí vai acontecer, eu não entendi isso, mas quero entender, eu tenho dúvidas sobre isso, mas quero solucionar elas, eu não acredito nisso, mas quero acreditar, me ensina, me mostra, cava dentro de mim, fuça, igual uma enxada mexe a terra, mexe dentro de mim, vira tudo, afofa minha terra, meu interior, minha mente, pra eu saber o que estou fazendo e não agir na força, me desrespeitando e me prejudicando, porque eu já sei que quando fazemos algo sem ter entendimento, o resultado não é nada bom, igual diz o versículo ''como dente quebrado, e pé desconjuntado, é a confiança no desleal, no tempo da angústia''. Provérbios 26:19.

E sabe quem é o desleal aqui? É você consigo mesmo, porque quando você faz algo que não entendeu, vai dar errado, mas a primeira reação nossa é dizer que fomos enganados, que tal pessoa te roubou, que isso e aquilo, mas na verdade o erro foi teu por não usar a cabeça, por não saber o que estava fazendo, por querer achar que estava ganhando com a proposta. Comece a usar a cabeça, é assim que a vida muda. Essa é a fé racional, veja que não tem nada a ver com a fé emotiva.

Você não tem vontade de ser diferente? De fazer algo que ninguém faz? De ter a própria vida? Sabia que quando você se apega a Deus, Ele mesmo vai te dando as direções que precisa, vai mostrando o que Ele tem pra você no futuro? Fala sério, você gosta de ser igual às outras pessoas? Dentro de você não tem aquela vontade de viver algo novo? De fazer algo novo pro próximo? Como Deus vai te usar de forma que Ele apareça se você faz o que todo mundo faz e é tudo igual? Qual a graça nisso? Isso impede o desenvolvimento da sua fé, isso mostra insegurança, mostra desvalorização, mostra falta de opinião própria. Não entenda mal o que quero dizer, não tem nada a ver com vaidade, orgulho e competição. Escute o áudio da Cristiane



Não fiz esse blog para vocês ficarem apenas lendo e visitando, por isso, participe, deixe seu ensinamento, sua experiência, acrescente algo. Vamos aprender umas com as outras e não ser apenas expectadoras de como o próximo vive. Eu exponho minha vida com Deus para ajudar você, pois talvez esteja passando pelo mesmo ou já passou e pode até me dizer como venceu; eu escrevo aqui também para te estimular, procurando te desenvolver; eu faço as postagens para tirar dúvidas, então você pode fazer perguntas nos comentários. Enfim, esse blog não é meu, é nosso, como se fosse um grupo de mulheres que se reúnem para conversar sobre tal assunto e se você viu algum comentário sem resposta, participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário