domingo, 3 de junho de 2018

Receber benção x ser a benção

A gente escuta bastante o seguinte: ‘’Deus não vai te abençoar enquanto você não tiver estrutura, porque Ele não quer que você se perca’’, ‘’Tem muitas pessoas na igreja que são abençoadas, mas depois se afastam e perdem tudo’’.

Ué? Não entendi. Uma hora diz que Deus não vai abençoar até ter maturidade, outra hora diz que Ele abençoa pessoas que não tiveram maturidade. Não entendi...Então fiquei pensando nisso, pra saber o que que o pastor queria dizer. Observei que:

 - qualquer pessoa, com ou sem maturidade, com ou sem caráter, com ou sem entendimento, com ou sem o Espírito Santo, pode ser abençoada por Deus, ou seja, pode conquistar algo, é só ela ter fé, e é o que mais vemos nos testemunhos.

- qualquer pessoa que conquista algo de Deus, pode, naquele momento que pediu, ter já alcançado estrutura espiritual, então Deus abençoa com coisas maiores, porém quando recebe a benção, ela tem que continuar assim, pois situações começam a acontecer e se ela relaxar ‘’vai subir pra cabeça’’, como dizem, aí ela se perde e perde tudo, porque o que dava condições a ela era a fé e o relacionamento que tinha com Deus, mas se ela perdeu isso, a casa caiu. Deus nunca desampara a pessoa, mas se ela ignora os alertas que Ele vai dando no dia-a-dia, ela mesma se prejudica.

- a pessoa que é fiel a Ele, ou seja, alcançou a maturidade, considera Seus ensinamentos, Seus alertas, muda aquilo que precisa mudar, enfim, anda com Ele, então uma pessoa assim é a própria benção e quando receber conquistas, vai passar por situações difíceis, desafios, porém nunca vai deixá-Lo, porque vai lembrar de tudo que Ele fez, vai lembrar que Ele ajuda em tudo, vai lembrar que se ela vacilar vai ser pior pra ela, ou seja, quando conquistou tinha maturidade e depois de conquistar permaneceu fazendo a manutenção dessa maturidade, porque ela ama a Deus, ama a alma dela e quer compartilhar Ele com outras pessoas, quer que conheçam Ele.

Uma pessoa que é a própria benção exala o caráter de Deus, é uma pessoa séria, responsável, íntegra, observadora, anda na justiça e nos caminhos do Senhor. A Bíblia fala muito sobre isso, sobre viver assim, e é impossível alguém que pratique isso ser considerado mais um. Pra Deus, a fé abre portas, e muitos tem alcançado o que queria, mas uma pessoa que tem fé e anda nos caminhos do Senhor e na retidão é a própria benção, ela mostra Deus, ela representa Deus, não é apenas alguém que ganhou algo Dele. Tem que existir essa diferença, sabe por que? Porque senão tudo o que Ele ensina e escreve fica sem valor e parece que só a fé importa. Então, quando Ele exalta alguém que considera os juízos Dele, é para que as pessoas pensem o seguinte: ‘’olha aí, olha aí o que acontece com quem obedece os mandamentos do Senhor, olha só como é diferente dos outros testemunhos. Viu como a Palavra Dele é verdadeira? Ele falou que quem anda assim, seria farto’’.

Veja o capítulo abaixo, ele abrange todos os itens acima:

‘’Tenham o cuidado de obedecer toda a lei que eu hoje lhes ordeno, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados. Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não. Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor. As roupas de vocês não se gastaram e os seus pés não incharam durante esses quarenta anos. Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina. Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor. Pois o Senhor, o seu Deus, os está levando a uma boa terra, cheia de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e nas colinas; terra de trigo e cevada, videiras e figueiras e romãzeiras, azeite de oliva e mel; terra onde não faltará pão e onde não terão falta de nada; terra onde as rochas têm ferro e onde você poderá escavar cobre nas colinas. Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem ao Senhor, o seu Deus, pela boa terra que lhe deu. Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, do seu Deus, deixando de obedecer aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus decretos que hoje lhes ordeno. Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado, de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro, e todos os seus bens, o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor, do seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão. Ele os conduziu pelo imenso e pavoroso deserto, por aquela terra seca e sem água, de serpentes e escorpiões venenosos. Ele tirou água da rocha para vocês, e o sustentou no deserto com maná, que os seus antepassados não conheciam, para humilhá-los e prová-los, a fim de que tudo fosse bem com vocês. Não digam, pois, em seu coração: "A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza". Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê. Mas se vocês se esquecerem do Senhor, do seu Deus, e seguirem outros deuses, prestando-lhes culto e curvando-se diante deles, asseguro-lhes hoje que vocês serão destruídos. Por não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, vocês serão destruídos como o foram as outras nações que o Senhor destruiu’’. Deuteronômio 8:1-20

(Tem muitas pessoas que são retas, íntegras, que se desviam do mal e não conhecem a Deus. Isso vem da educação que receberam e é muito bom conhecer pessoas assim, só que Deus não aparece nelas, mas sim elas mesmas. Agora imagine alguém de Deus ter esse caráter e a glória Dele aparecer! É um super testemunho e um exemplo/influência para outros quererem o mesmo, quererem conhecer esse Deus).


Nenhum comentário:

Postar um comentário