sábado, 2 de junho de 2018

Insegurança

Quando você vê uma pessoa forte, você pensa: ''nossa, ela é forte'', mas tem força que é fraqueza, insegurança, orgulho. Ela é forte pra esconder a fraqueza que tem, ao invés de resolvê-la. Ela fala firme pra esconder a insegurança que tem. Ela aguenta a dor, permanece vivendo do mesmo jeito, fica na defensiva, achando que é força, mas é orgulho, é uma fraqueza, é uma forma de esconder o quanto está derrotada por dentro ou não consegue mudar algo, aí usa a armadura da ''força'', rosto forte, palavra forte, presença forte, ritmo de vida forte, mas é fraqueza,é tudo força do braço, é tudo pra provar pros outros que consegue, ao invés de reconhecer pra Deus quem é e que tem que mudar.

Ela pode não ser sentimental, mole, triste, cabisbaixa, chorona, mas ela tem uma fraqueza e sem perceber esconde muito bem tendo um comportamento/postura forte. A fraqueza dela está na cabeça, está no interior, porque qualquer coisinha que falam ela já mostra a armadura, ou se alguém é melhor que ela já faz carão de forte, ou seja, ao invés de resolver o real problema que está dentro dela, acaba assumindo uma postura forte pra ninguém vê o que está lá de verdade. Tudo bem, tem pessoas que são fortes mesmos, na mente e internamente, e ela fica tão boa nisso que vence qualquer ataque de outros, mas esquece das outras áreas da vida, porque ela é boa nessa parte, então realça isso para encobrir aquilo que ela não é boa.

Veja como é sutil a insegurança do ser humano, vou dar uns exemplos:

- uma pessoa é muito inteligente, sábia, tem facilidade para entender e escrever, então ela fica muito boa nisso e acaba encobrindo a fraqueza das outras área da vida, como por exemplo a sentimental e financeira. Ela é insegura, então não consegue conhecer ninguém, pensa que pelo fato de ser inteligente, interessante, ter bom comportamento, vai conhecer alguém assim,mas não acontece. Ela é insegura, então não progride na vida profissional, pensa que por ser inteligente e com estudo vai conseguir algo muito bom, mas não consegue. Ou seja, tudo ela se baseia no melhor que ela tem, vai dando um jeitinho vivendo com o que dá, acreditando que tudo vai dar certo, tudo vai passar, porque ela é demais, e aí esquece de se desenvolver nas outra áreas, reconhecer que é fraca e insegura nelas e que sem Deus não vai conseguir.

- uma pessoa bonita tem facilidade para conhecer pessoas, para ser respeitada, admirada, ela atrai a atenção do sexo oposto, ou seja, ela é muito boa nisso e acaba encobrindo a fraqueza das outras áreas. Por exemplo: ela é bonita e se veste bem, mas essas roupas vem lá do Japão, daqueles sites bem baratos, ou ela parcelou em várias vezes, ou ganhou, trocou, ou ela compra com o dinheiro dos pais. É uma fraqueza isso, mas ela não enxerga, afinal, ela é bonita. Vamos supor que ela ande de carro, mas é um carro que nem é dela, pra que que ela vai ficar se achando ou se sentindo segura? Isso é uma fraqueza, não foi ela que conquistou.

- uma pessoa com a vida boa pode fazer viagens, morar num lugar legal, participar de eventos, fazer investimentos e ela se garante nisso, esquecendo do resto. Ela encobre as fraquezas de comportamento dela por causa do dinheiro, não aparece muito a chatice, a tristeza, o desrespeito, ela não enxerga que é uma fraqueza, ela pensa que é assim mesmo, então vai dando um jeitinho sendo gentil, educada, feliz.

- uma pessoa trabalhadora não tem preguiça, não tem dia ruim, não se cansa, faz mil coisas ao mesmo tempo, nunca reclama de nada, aceita toda ordem que recebe, é perseverante, ela é boa nisso e acaba encobrindo a fraqueza das outras áreas. Por exemplo: ela não usa a cabeça, não pensa, está acostumada a ''fazer'' e não a ''ser'', então quer tudo a força, não percebe porque a vida não muda, não percebe como pode ser uma pessoa melhor observando suas atitudes, não procura aprender como usar o dinheiro que tem, não procurar raciocinar para entender o que tal pessoa quis dizer. Como ela é boa no trabalho, acredita que vai conseguir tudo o que quer assim, mas não consegue, porque tem fraquezas que deixa de lado, como por exemplo a fraqueza mental/intelectual.

- uma pessoa que conhece a Deus tem paz e é amada por Deus, então se garante nisso e esquece das outras partes da vida, ou seja, não muda o jeito de ser, chora e não sabe lutar, não cuida da aparência, não raciocina, passa dificuldade no relacionamento, tem problema financeiro, mas acredita que o amor de Deus é maior que tudo isso, que nada importa, isso é uma fraqueza que está encoberta, então vai levando a vida e crê que um dia vai mudar, porque ela tem Deus, então ela se garante nisso e não na inteligência, beleza, riqueza e trabalho.

Acredito que todo mundo é assim, muito bom em alguma coisa e fraco em outras, então para ''apagar'' as fraquezas, se realça as forças e capacidades que tem. Isso acontece mesmo, não é verdade? E acontece sem percebermos, afinal, quem quer mostrar na mesa suas fraquezas? Isso é muito pessoal e uma cegueira muito grande, porque ou a gente percebe e acha que é assim mesmo, ou não percebe. Nós queremos é exaltar nossas forças, como se só isso existisse, é até uma forma de sobrevivência né? 

Eu estava assistindo um vídeo no youtube e apareceu a propaganda de uma bebida, ela disse assim ''pra chegar com tudo, você não precisa de anjos, de artista, de uma diva, de um unicórnio, você só precisa levar a tal bebida'', daí eu pensei ''nem da bebida a pessoa precisa, porque isso também é insegurança'', ou seja, todo mundo quer carregar consigo algo pra chamar atenção, pra mostrar, pra se autoafirmar, pra ser respeitado, considerado, algo pra ela se garantir, encobrindo muito bem as outras fraquezas. Porém, quando vamos conhecendo a Deus, Ele vai mostrando onde somos fracos para sermos fortes e isso nos faz livres, porém vamos descobrindo outras áreas que ainda somos escravos. Como que muda isso? Vi um vídeo muito legal esses dias e uma parte era assim:

''Para reconstruir sua vida você precisa conceber o estado que você está. Não entendeu o estado que está (pessoa come chuchu e arrota peru)? Cingi-vos com pano de saco e procure ajuda para detectar a enfermidade que tem, a fachada tem que ser revelada, você tem que compreender seu próprio estado''. Isso é uma processo que Deus realiza quando ouvimos a Palavra de Deus e ouvir não significa apenas escutar, mas assimilar/conceber (é na mente), receber (é dentro da pessoa), compreender (condição para fazer algo, tomar uma atitude).

Sabe aqueles vídeos sobre a grandeza de Deus e a pequenez no homem? Vou colocar um aqui:


Então, eles fazem isso pra dizer ''você não é o centro do Universo'', uma indireta pras pessoas que se acham, mas também é uma forma de dizer ''você tão pequeno, tão nada''. Eu fiquei pensando ''o que isso tem a ver? Ajudou em que isso? Vai mudar a vida da pessoa? O orgulhoso vai dar risada e vai se achar mais ainda; o homem comum vai ver como uma lição de moral; o homem que se acha inferior vai confirmar sua inferioridade. Mas eu quero saber outra coisa, o que mais esse vídeo tem pra dizer? Eu sei que Deus é grande e pode fazer coisas grandes na minha vida, eu sei que muitas vezes diminuimos Deus e essas coisas, mas eu quero descobrir outro aprendizado''. Mais tarde eu fui arrumar a louça, lavar os pratos e eu percebi como eu era uma pessoa comum e que Deus poderia fazer algo muito grande, muito diferente comigo, onde Ele iria aparecer e não eu, assim como fez com Maria, Jesus (como o homem- Jesus e não o Deus-Jesus), Davi, José do Egito, Moisés, Ester, tudo gente comum, oculta, desconhecida, que levava uma vida normal, nada demais. O que ouvimos sobre eles? O que chama a atenção neles? Tudo se volta pra Deus, Deus é visto neles. Quando a gente olha pros planetas e pra natureza, nós pensamos no que? Deus. Ele quer se fazer conhecido para que outros O busquem e sejam salvos, e tenham a vida transformada, e sejam uma testemunha Dele para outros. Ele quer preencher o vazio da alma das pessoas, Ele tem tudo o que o ser humano precisa.

''Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor''. Jeremias 9:23,24

''Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas''. Romanos 10:14,15

Não fiz esse blog para vocês ficarem apenas lendo e visitando, por isso, participe, deixe seu ensinamento, sua experiência, acrescente algo. Vamos aprender umas com as outras e não ser apenas expectadoras de como o próximo vive. Eu exponho minha vida com Deus para ajudar você, pois talvez esteja passando pelo mesmo ou já passou e pode até me dizer como venceu; eu escrevo aqui também para te estimular, procurando te desenvolver; eu faço as postagens para tirar dúvidas, então você pode fazer perguntas nos comentários. Enfim, esse blog não é meu, é nosso, como se fosse um grupo de mulheres que se reúnem para conversar sobre tal assunto e se você viu algum comentário sem resposta, participe. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário