quarta-feira, 25 de julho de 2018

''Seja você mesma''. Eu não!

Nunca gostei dessas frases:
- seja você mesma
- tenha personalidade própria
- se ame, se valorize, pare de se comparar, aceite-se

Por que?

Porque quando eu não gostava de algo em mim, eu queria mudar; quando eu conhecia um jeito melhor de ser, eu queria aprender. Como que eu vou ser eu mesma se meu jeito em alguma coisa me faz mal ou faz mal aos outros? Eu não, eu não quero ser eu mesma, eu quero é ficar atenta e deixar de ser quem sou naquilo que é ruim, para ser melhor. Como que eu vou desprezar uma mudança que é necessária pra eu viver em paz? Quem se ama e se valoriza, está disposta a se limpar de tudo que é ruim dentro de si, seja pensamento, comportamento, escolhas, vontades, o que for.

Olha esse versículo: "Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento", Jesus disse.

O que significa? Misericórdia é ser humilde e pedir ajuda, reconhecer que precisa mudar, que os erros que comete no jeito de falar, tratar alguém, se comportar, agir, não está fazendo bem pra mim e/ou pros outros, e Deus gosta disso, porque Ele gosta do que é bom e é uma porta pra Ele mudar aquilo que queremos. 

E o sacrifício? É quando alguém faz o que for pra se manter a mesma pessoa, ela insiste em ser assim, e mesmo que esteja sofrendo pensa que agrada a Deus, suportar algo ruim é visto como bom para ela, ela se vê como uma pessoa justa/exemplar/forte sendo assim, aguentando o que é ruim. Você já deve ter ouvido alguém dizer pra uma pessoa que aguenta algo ruim: "você merece ir pro céu, é uma santa por suportar essa situação". Então, quem pensa assim não entendeu ou não quer ser humilde, buscar ajuda, querer mudar, se arrepender, pedir misericórdia a Deus. Qual o efeito disso? Não acredita que outras pessoas podem mudar ou que situações podem ser transformadas, não consegue se colocar no lugar do outro nem respeitar/entender o que alguém está passando.

E com quem faz o oposto, qual é o resultado? Ela sabe que tudo pode ser mudado, seja pessoa, situação, o que for, consegue se colocar no lugar do próximo e procura ajudá-lo, entendê-lo e respeitá-lo.

Muito interessante né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário