sábado, 7 de julho de 2018

Mágoa

É preciso reconhecer que existe algo errado com nosso caráter e com nosso comportamento quando se toca em algum assunto. Comece a se observar e ver reações iguais que você tem, aí pense ''porque será que eu fico assim quando alguém fala sobre tal coisa''? Mesmo que outros passem pelo mesmo e digam que é assim, que faz parte, nunca aceite como normal algo que está te fazendo mal, sempre busque resolver, persevere, porque Deus vai revelando pra nós o que fazer, então não se compare com ninguém, é a sua vida, seu bem estar, cuide-se, se valorize. Tudo que faz mal, nos deixa tristes ou incomodados, então algo está errado e precisa ser resolvido.

Quando finalmente reconhecemos e enxergamos que nossa vida está parada ou ruim por causa da mágoa, aí sim queremos nos arrepender disso e perdoar. É tão bom perdoar, sai todo peso e sujeira que a mágoa estava gerando e não tem nada a ver com a outra pessoa, tem a ver com a gente. ''Eu quero ser livre disso, desse negócio ruim'', você vai dizer.

A mágoa vem da pessoa querer ter o direito de condenar alguém, então ela guarda ressentimento e tem desejo de vingança, mas isso às vezes é tão sutil que nem percebemos sabia? Nem sempre a mágoa produz ódio, raiva, gritaria, brigas, discussões, aquele exagero, por isso a gente fica pensando que não tem mágoa de ninguém, mas se alguém produz incômodo ou se alguma palavra nos faz mal, é porque tem algo mal resolvido aí, tem algo escondido, um machucado que não foi tratado. Enquanto não parar pra pensar sobre isso e resolver, não vai sair e talvez pense: ''ah, deixa lá, nem está atrapalhando, é só um incômodo''...sei.

Uma das coisas que a mágoa faz é deixar sua vida parada naquela área que tem mágoa, ela interrompe as respostas de Deus naquela área também. Por que? Deus trabalha muito com ''espelho'', ou seja, se você está sendo condenada é porque está condenando alguém (Ele diz ''não condene, para não ser condenado''), se você não está sendo perdoada é porque não está perdoando alguém (Ele diz ''perdoem e serão perdoados'', ''E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados''), se você está sendo julgado por pessoas é porque você está julgando também (Ele diz ''não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês).

Por que Ele faz isso? Porque odeia o que é mal e nos coloca na mesma situação que geramos no próximo para vermos o quanto é ruim e pararmos de fazer aquilo, só que nem sempre a gente percebe nossa atitude errada. Ficamos pensando que é assim, que são as pauladas da vida mesmo, que o problema é a outra pessoa, só que como eu falei: se está fazendo mal, resolva. Muitos acontecimentos da vida realmente nos impulsionam a ser pessoas mais maduras, vencedoras, elas servem como mola e nos fazem bem, nos incentivam a crescer, existe isso, mas se não é esse o caso, então é mágoa.

Achei num blog: ''Perdoar é uma atitude, é uma decisão! Ninguém sente vontade de perdoar. Perdoar é como tratar uma ferida infeccionada, ninguém quer abrir a ferida e jogar álcool pra limpá-la, isso vai doer muito! Mas depois que você fizer isso, você vai poder fechar esta ferida de vez, e a dor vai diminuir com o passar do tempo, e o tempo só cura feridas que foram tratadas. Por isso também que perdoar não é esquecer o que aconteceu, afinal você vê a cicatriz, pode tocá-la, mas não há mais dor''.

É verdade, eu lembrei dos testemunhos que ouvimos na igreja e na internet, é muito interessante ver a pessoa contando algo ruim, que fez ela sofrer, mas não mexe mais com ela, não faz ela chorar, nem ficar triste, nem abaixar a cabeça envergonhada, pois ela já resolveu, então não incomoda mais, aí pode testemunhar mesmo uma mudança de vida, já que antes a mágoa impedia ela de viver algo novo.

A mágoa vem para todos

De que forma a mágoa vem?

Como não ser enganado pelo mágoa?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário