sexta-feira, 6 de julho de 2018

Você quer o Espírito Santo? (2)

1 Coríntios 12:7-11 - A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. (o Espírito Santo visa o bem comum e Ele distribui dons para edificar, amadurecer, colaborar com os outros. Se você, por exemplo, já é uma pessoa sábia, que tem conhecimento, que discerne espíritos mesmo sem ser batizada, te digo que isso é algo teu e não de Deus. Quando é Dele, é Ele que te ensina, o que você vai falar e saber vem de situações que passou com Ele, precisou da ajuda Dele e Ele ensinou, agora então você vai pode ajudar outros com isso. E aí, quer aprender com Deus? Quer o batismo por causa disso? Quer ajudar outros com o que aprendeu com Ele?)

João 14:26 - Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse. (o batismo te faz conhecer a Deus, a receber conselhos Dele, aprenderá com Ele e quando estiver passando por alguma situação ou ajudando alguém, o Espírito te lembrará de algo lido na Bíblia, ouvido na igreja ou aprendido com uma pessoa. Legal né? Quer isso também? É bom pra você e sua salvação, mas também é bom para aqueles momentos onde alguém precisa de uma palavra e não sabemos muito bem o que dizer)

Romanos 14:17 - Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. (Quando não estamos bem, pensamos que o que falta é uma família, trabalho, dinheiro e aí sim nosso vazio será preenchido, mas sabia que não é verdade? A gente só fica bem quando tem o Espírito Santo. Mas porque muitos tem e alguma área da vida delas não dá certo ou ficam muito tristes com isso? É porque não entregaram essa tal área pra Deus, então Ele não pode ajudar. É interessante isso né? Pois pensamos que sendo já batizados tudo fica resolvido e dará certo, mas não é assim. Quando temos Ele somos muito felizes e completos, mesmo ser ter nada, sabia? É claro, Deus acrescenta na nossa vida o que precisamos, é só pedir pra Ele, mas isso não é a fonte da nossa felicidade. Vou te dar um exemplo:

Veja as pessoas de idade, fiquei observando elas esses dias e vi como a maioria é bem pra baixo. O marido morreu, os filhos tem a própria vida, não trabalha mais, as amizades estão diminuindo, não tem o pique e saúde de antes...então falei pra Deus: "pra ser feliz dependemos de coisas e pessoas? Se eu perder elas vou ficar triste? Pra que serve o Senhor então?''. Na verdade, quem é assim não conhece o Senhor, pois Ele supre tudo, é interno, é espiritual, é na mente, e mesmo que eu fique sem coisas e pessoas, não fará falta. O que a pessoa precisa, é reconhecer que está tudo ruim e nada está preenchendo o vazio dela, e que mesmo quando tinha marido, filhos, isso e aquilo, a vida já era ruim, só que agora piorou, porque não tem mais no que se apegar e depender daquilo para preencher a vida, elas precisam do Espírito Santo. Por isso que é evidente a diferença das velhinhas e velhinhos que são batizados: eles são fortes, sábios, bem resolvidos, pra frente. Eu sei que tem muitas idosas que são assim sem precisar do Espírito de Deus, mas como eu disse antes, o jeito da pessoa não se compara com o jeito de Deus, porque por fora pode estar bem, aos olhos dos outros e até dela mesma está tudo bem, mas dentro não. Nós respeitamos todas as pessoas, mas ninguém tem privilégio pra Deus não, ninguém é preferido. Cada pessoa será responsável pela sua própria vida, pelo que fez, pela forma que viveu, todas são alertadas por Deus e recebem chances diariamente de mudarem quem são usando a cabeça, a consciência e observando como está a vida que vivem, ninguém vai poder dizer: ‘’eu sou boa, nunca fiz nada de errado, nunca tive maus pensamentos, nunca me prejudiquei pelas escolhas que fiz, nunca percebi que precisava mudar meu jeito’’).

2 Coríntios 1:22 - nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir. (o Espírito Santo é o selo da salvação e Ele nos faz agüentar o que for, no sentido de vencer, resolver e se manter com Deus, não no sentido de aceitar, achar normal, deixar de fazer algo pra mudar. Deus gosta do fraco, porque se apega a Ele ao ver sua limitação, pelo fato de não conseguir algo ou por não gostar de viver como a maioria das pessoas vivem. O fraco pensa no próximo e se coloca no lugar fazendo algo por ele, pois lembra que um dia esteve na mesma situação e não sabia como mudar)

Hebreus 9:14 - o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!. (no nosso dia-a-dia o Espírito nos purifica de pensamentos e comportamentos que desagradam a Deus, ou seja, sempre temos a chance de mudar, de acertar, e quando não fazemos isso colhemos o prejuízo. Contudo, a vida continua e o que passamos serve de aprendizado, porém, o tempo é agora, pois quando Jesus vier buscar as pessoas que andam com Ele e que vivem uma vida disposta a mudar, não haverá mais tempo para mudar, aí já era, o resultado do que plantou será definitivo. Quer viver bem aqui e no céu? Busque o Espírito Santo. Veja, isso não é egoísmo, você está pensando na sua salvação, mas para ser salva precisará todo dia estar disposta a considerar as pessoas e não ofendê-las com sua boca e atitudes. Por que você vê pessoas que se isolam de tudo e de todos morando na caverna, no mato? Porque elas não querem se relacionar com outros, acham difícil o ser humano, pensam que vão se sujar, mas na verdade isso mostra o que? Parece até uma boa ideia e que terá paz, mas mostra que elas tem muito o que mudar. Quando alguém se isola, não enxerga seus erros, mas quando se relaciona enxerga, então ali é uma oportunidade de ser uma nova pessoa, se desfazer de tudo aquilo que não é bom e aprender algo diferente, não de mentirinha, mas de verdade, mudança interna, mudança na sua natureza, e isso só o Espírito Santo pode fazer. Veja como o egoísmo não tem nada a ver com Deus, até porque, vamos supor que sejam ''perfeitas'' as pessoas que se isolam, então bem que elas podiam ajudar quem não é perfeito como elas né? Quem pensa em si mesmo sofre muito, no mínimo deve ter problema na mente, dor de cabeça e ser rabugento). 

João 15:8 - Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. (O Espírito Santo é para darmos frutos, esses frutos glorificam a Deus e a glória Dele atrai pessoas pra Ele. Mas o que são frutos? Vou te dar uns exemplos: 

O Espírito Santo muda a gente por dentro, dá força, dá determinação, dá prudência e isso gera comportamentos em nós que fazem as pessoas acharem interessante, elas ficam observando, são influenciadas por nós e querem ser assim também. O Espírito Santo nos dá paz, mansidão, sabedoria, domínio próprio e isso influencia as pessoas, elas querem o mesmo, querem ficar perto, ficam nos observando. O Espírito Santo nos deixa com uma beleza diferente, jeito diferente, forma de se vestir diferente, e isso influencia pessoas, elas querem saber mais sobre essa coisa diferente que está em nós. O Espírito Santo nos dá condições de ter uma vida boa, mesmo sem seguir a exigência do mundo, que é de arrogância, estudos, vaidades, capacidades, competição, passar por cima dos outros. Isso faz as pessoas pensarem, verem que podem viver bem sem serem como os outros, ver que são humildes mesmo tendo o que tem e isso desperta nos outros, influencia outros. O Espírito Santo dá condições de irmos em lugares perigosos, falarmos de perto com traficante, presidiário, doente, morador de rua e ser respeitado por eles. Isso chama atenção e ficam observando, pensando sobre isso. O Espírito Santo nos corrige, nos ensina, nos faz lembrar do que está escrito na Bíblia e isso faz a gente se relacionar bem com as pessoas, seja com marido, no trabalho, com filhos, família, parentes, igreja, então nos observam e ficam com vontade de mudar. O Espírito Santo nos dá dons e eles são para ajudar outros e levar eles a Deus. Quando falamos sobre glória a Deus, quer dizer que Deus aparece e não nós e isso chama atenção Dele, para quererem conhecer Ele. Vou te falar de mim: eu quis ir pra igreja porque vi o perfume de Jesus (glória de Deus) numa mulher, eu quis ser forte porque vi essa força nas mulheres da Universal (glória de Deus), conheci alguém que tinha sabedoria, entendimento, conhecimento e vi como isso é importante, então quis ser assim também para ajudar outros (glória de Deus), eu vi milionários muito humildes na Fogueira Santa, então quis ser assim (glória de Deus), eu quis ser esposa e me casar porque vi bons exemplos dentro da igreja (glória de Deus). Tudo que conquistamos com Deus por meio do Espírito Santo tem um poder muito forte de influenciar outros a buscarem o mesmo, porque eles não associam como sendo algo meu, mas algo de Deus, então eles podem ter também).

Atos 10:38 - como Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele. (o batismo nos faz praticar o bem e curar/libertar as pessoas daquilo que faz mal a elas e nós já sabemos porque estão vivendo assim; nós temos a solução pra quem sofre, por isso gostamos de andar por aí fazendo a diferença na vida do próximo. Não tem a ver com a gente, tem a ver com Deus, com o que Ele nos deu, então queremos dar para aqueles que não tem)

Atos 16:6-7 - Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. (O Espírito nos impele, ou seja, estimula, incentiva, impulsiona para fazermos algo que Ele quer. E aí, gostou? Esses são motivos para você receber o Espírito Santo? Nem todos falam exatamente do próximo, pois o batismo serve para você ser salva e se manter salva, porém está imbuído nos versículos nosso bom relacionamento com pessoas. Eu não tinha noção que um dia fosse receber o Espírito Santo, muito menos do que isso representava na minha vida e do próximo, mas eu lembro que eu queria mudar meu jeito e não ser mais como eu era com os outros, eu queria ser diferente, queria fazer o bem, então por causa disso Deus me batizou; após o batismo, meu amor pelas pessoas se tornou algo especial, não era amor sentimento, mas sim de ajudar elas, levar Deus a elas, querer que elas vivessem o que eu estava vivendo, eu não queria ser legalzinha/boazinha, eu queria mudar a VIDA delas com o que eu tinha recebido. Depois com o tempo fui aprendendo tanta coisa, descobrindo formas de me aproximar das pessoas, ajudar, falar de Deus, mostrar Deus pelo meu jeito, ser referência, influenciar pela convivência e presença...nossa, é cada coisa que acontece e sempre vamos descobrindo novas formas de mostrar Deus e fazer com que queiram e conheçam Ele)


Nenhum comentário:

Postar um comentário