sexta-feira, 24 de agosto de 2018

''Não sinta nada''

''Porque falam tanto que não é pra sentir sendo que eu sinto quando estou errada, sinto que dá para mudar algo, sinto que estou diferente, sinto que vai acontecer algo?''. Você já pensou nisso?

Esse ‘’sentir’’ que sinto =) se parece mais com ‘’perceber’’, na verdade. E sabe porque escutamos tanto o ‘’não precisa sentir nada’’? Porque existe um outro ‘’sentir’’ que é enganoso e é com esse que temos que cuidar. Vou dar uns exemplos:

- quando escuta uma música e sente paz. Tem músicas que mudam a gente, nos faz pensar, nos desperta, mas tem música que só piora a situação, ela nos faz sentir algo, mas não muda nada.

- quando vê uma pessoa e se sente mal perto dela. Tem casos que é verdade, percebemos algo, um alerta, e devemos considerar isso, mas tem momentos que é só um sentimento que quer gerar inimizade e confusão, então nessas horas temos que saber ser discretas, orar, se esforçar para se aproximar, ter bons olhos.

- quando vê uma pessoa e gosta dela. Tem casos que vamos ter afinidade com pessoas, mas tem casos que é só um sentimento enganoso e dá pra perceber quando tem algo estranho, porque os olhos gostam do que vêem, mas ao conhecer melhor a pessoa, vê que não tem nada a ver.

- quando você não sente vontade de fazer algo. Aqui tem o caso de você não querer fazer aquilo porque percebe que tem algo estranho, não quer fazer parte, mas tem casos que não vai sentir vontade devido a preguiça, desinteresse, relaxo, porém é necessário que seja feito.

- o ‘’sentimento’’ é enganoso e quanto mais o conhecemos, mais vamos sabendo lidar com ele e não cair no mesmo erro. O sentimento insiste e persiste, ele quer parecer que está certo e quer que cedamos. Ele é chato, é invasivo, quer que aceite ele sendo que já percebi algo estranho, algo que não quero participar nem fazer parte, não quero me envolver naquela determinada forma de pensar. O ‘’perceber’’ alerta, mostra, dá prudência, ele sabe o que está fazendo, tem consciência.

- ‘’sentir’’ é passageiro, é do momento ali, mas ‘’perceber’’ não, porque tem a ver com algo dentro de nós que precisa fazer algo ou que faz eu pensar/observar e ter uma posição definida sobre como agir. O ‘’sentir’’ te faz escrava, porque você vive no embalo, na maré, não pensa, e às vezes te faz mal, mas não consegue ser livre. O ‘’perceber’’ te dá força e condições de se libertar e não viver no embalo nem na maré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário