quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Deus trabalha com espelhos

Deus trabalha com espelhos. Sabe como? Toda vez que não gosto de algo em alguém, digo quando não gosto mesmo, quando me dá dor de cabeça, quando a presença da pessoa me incomoda, fico até impaciente, irritada, com pensamentos ruins sobre ela, eu digo pra Deus: ‘’porque que eu estou assim? O que está acontecendo pra essa pessoinha que não me fez nada me deixar desse jeito?’’. Hoje já é mais fácil de eu entender isso, mas no começo não. Entender o que? Que o problema não é a pessoa, mas o que me deixa incomodada é ver meu espelho nela. Como assim? Vou dar uns exemplos:

- logo que me converti, comecei a me incomodar muito com uma pessoa próxima, que era cristã também, ela não fez nada pra mim, mas era só eu ver ela que já ficava muito incomodada, irada, pensando coisa ruim. Eu pensava assim: ‘’como pode uma pessoa de Deus ser tão feia, tão relaxada, olha o mau exemplo que ela está dando’’. Aí eu pensei: ‘’dizem que a gente se incomoda com alguém quando nos vemos na pessoa, mas eu não tenho nada a ver com ela...’’. Porém, um dia caiu a ficha e eu percebi que eu era como ela, não estava cuidando do meu rosto e apesar de usar vestido, eu era brega. Aí pensei: ‘’nossa Deus, que interessante o jeito do Senhor trabalhar, porque o outro não é o problema, o Senhor nunca vai fazer eu depender de alguém para ter paz e ser feliz, pelo contrário, o Senhor é liberdade e quer que eu seja livre, então Pai, agora que eu vi isso, eu quero mudar, eu não quero ser assim feia e relaxada’’. Pronto, acabou o incômodo. A pessoa continua igual, mas não me incomoda mais, porque eu mudei e era só isso que precisava, por isso que os pastores falam tanto: ‘’VOCÊ que tem que mudar e não o outro’’.

- conheci uma pessoa que comprou algo de mim e disse que ia pagar depois, mas não pagava nunca, aí já fiquei muito incomodada, nervosa, inconformada, e pensei: ‘’já aprendi sobre o espelho, mas não entendi porque estou assim já que quando compro algo pago na hora ou o mais rápido possível...’’, aí depois aconteceu outra situação, alguém emprestou um livro meu, foi uma pessoa que pensava como eu: ‘’livro emprestado não é dado’’, só que passou um tempo e eu mandei mensagem perguntando se estava gostando do livro e ela dizia que estava lendo, depois perguntei de novo e falou a mesma coisa, passou 6 meses e a pessoa não tinha devolvido o livro ainda, aí já fiquei irritada e falei com Deus: ‘’como ela pode ser meu espelho se eu não faço isso? Quando empresto algo de alguém, devolvo o mais rápido possível, porque não é meu...’’. Agora veja como às vezes demora pra perceber qual é o espelho: as duas situações mostram sobre dizer que vai fazer algo e não faz e nessa época eu estava fazendo isso. Isso o que? Uma pessoa pediu pra eu fazer algo e eu falei que ia fazer, realmente, eu estava fazendo, mas me enrolando, porque não queria fazer aquilo. Então, quando percebi isso, já falei pra Deus: ‘’ah, agora entendi porque eu fiquei tão nervosa com a moça, não é porque eu estava fazendo as mesmas coisas, mas o comportamento era o mesmo, era a enrolação. Eu não quero mais continuar assim, quero resolver logo e fazer o certo’’. Pronto, resolvido, passou o incômodo e recebi o que era meu.

- de vez em quando eu via uma pessoa e toda vez era a mesma coisa, eu não gostava da presença dela e meu olhar pra ela era como se fosse uma ‘’metralhadora’’, qualquer coisa que ela falava me dava vontade de agir como uma leoa ‘’gggrrrrrr’’. Eu não entendia porque, já que a moça nunca fez nada pra mim, porém um dia eu me enxerguei e vi que tinha o mesmo jeito dela com outras pessoas, aí eu falei pra Deus né: ‘’que bom que tenho o Senhor, porque não dá pra perceber que é algo que EU preciso mudar; se o Senhor não faz cair minha ficha, eu não consigo entender o meu espelho e realmente eu não sabia que tinha os mesmos comportamentos que ela, mas agora que eu vi, quero mudar, não quero continuar do mesmo jeito, pois sei que é muito ruim’’. Pronto, resolvido, passou o incômodo. Sabe porque que passa? Porque era um pecado, pecado é algo ruim, algo errado dentro de nós e o único que tem poder para tirar pecados é Jesus, então depois que Ele tira, passa o incômodo, o problema não existe mais. A moça continua do mesmo jeito ainda, mas nem me incomoda, porque o problema não é ela, mas o meu espelho nela, porém como eu não quis continuar assim, o espelho não existe mais.

- conheci algumas pessoas e conversando com elas falei de Deus, foi algo espiritual que ia ajudar elas, era verdadeiro e abriria os olhos pra mudarem de vida, só que rejeitaram a minha ajuda e fiquei como a errada da história. Isso já aconteceu muitas vezes comigo e minha reação era de tranqüilidade e um pouco de pena pelo fato da pessoa não conseguir me entender, só que essa vez fiquei remoendo aquilo, fiquei irritada, indignada e durou um tempo isso, não saía da minha cabeça os pensamentos revoltantes contra essas pessoas. Fui falar com Deus, porque estava fazendo mal pra mim isso e aí lembrei do espelho, só que pensei assim: ‘’Pai, não entendo como pode ser meu espelho, a pessoa é carnal e eu falei de algo espiritual, ela rejeitou algo que falei do Senhor. Eu amo o que é espiritual, nunca rejeito alguém que vem me ensinar algo assim, não sou pessoa carnal não!’’. Depois disso, Deus me mostrou o seguinte: eu andava pensando muito em mim, nas minhas necessidades, sonhos e coisas pra resolver, sem eu perceber foquei só nisso e deixei de lado o meu foco em mudar como pessoa e o que eu tinha que aprender pra viver o que Deus tem pra mim, ou seja, eu estava me comportando exatamente como aquelas meninas, pois elas não queriam saber de Deus e reconhecer onde estavam errando nem o que precisavam aprender, elas só queriam a resposta, a solução de suas vontades sem fazer sacrifícios internos. Não é doido isso? Quando eu me toquei, já falei pra Deus: ‘’não quero ser assim, eu quero mudar, quero voltar a agradar o Senhor’’. Aconteceu essa semana isso e já me acalmei, mas começou a vir uma enxurrada de situações pra me lapidar mais ainda e dá-lhe espelho! Deus é demais, Ele quer nos limpar, nos capacitar, nos alertar, nos proteger, eu gosto muito disso, Ele pode me corrigir o quanto for preciso, mas confesso que quando vem tudo de uma vez bate uma tristeza, não por mim, mas pela quantidade de coisas que existem dentro da gente e que eu nem sabia que podia ter. A parte boa é que depois fico uma pessoa melhor.

- Tem vários exemplos, daria pra contar muitos. Se você leu até aqui, que bom, faça o mesmo com você, fique atento aos espelhos, eles aparecem quando você fica muito irritado, nervoso, indignado, incomodado. Pede ajuda pra Deus te mostrar de forma clara e quando enxergar é só dizer que não quer mais ser assim. Pronto, acabou o problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário