segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Porque perseverar? (2)

Elias tinha preocupação, empenho, afeição por Deus e isso consumia sua vida.

Ele era profeta e profeta cuida do povo, quer que o povo tenha o melhor de Deus, mas a vida dele não representa esse melhor, seu papel é trabalhar pra Deus em função do povo. Nós que não somos profetas nem pastores precisamos ter o mesmo zelo por Deus, deixando Ele realizar o melhor em nós para sermos referência de Deus atraindo outros para Ele e para os pastores ensinarem como ela pode conhecer o mesmo Deus. Os pastores influenciam pelo que falam, nós pelo que as pessoas podem ver. 

O povo vivia na seca e estavam aflitos por 3 anos e meio. No meio deles havia os arrogantes, os com ódio, alguns foram mortos mas Elias estava de pé. Pensavam que ele apenas sozinho não ia conseguir permanecer na fé. Alguns queriam matá-lo, outros não tinham fé, e outros tinham se afastado. O povo deixou Deus de lado e O desprezou. Tinham mts lutas, religiões, idolatrias. O povo de Israel foi seduzido e aos poucos foi deixando Deus, então por causa disso, Ele decretou uma seca.

Use sua inteligência: quando passamos por dificuldades, nós pensamos e outros também pensam de nós que estamos errando em algo, que é culpa nossa, que não estamos obedecendo, que somos isso e aquilo, mas porque? Porque existem pessoas assim, então acham que todos são assim. Contudo, existem dificuldades que levam tempo pra resolver porque Deus está nos ensinando, preparando, nos mostrando algo, nos amadurecendo, dando perseverança, paciência, esperança, fé, tempo de Deus, temor, obediência, purificação, santificação, ou seja, não estamos em pecado, errando, relaxando, existe um deserto igual do desobediente e relaxado, porém dentro é diferente e o que vai acontecendo é diferente, só a pessoa sabe, por isso não dê ouvidos ao que pensam e falam de você, nem aos pensamentos que aparecem na tua mente.

Outra coisa, Elias era profeta, ele estava passando por algo difícil, perseguição por causa da fé, más influências, tristeza pelo relaxo das pessoas e por abandonarem a Deus. Os pastores passam por isso e nós também. O segredo é grudar em Deus e permanecer querendo fazer a diferença na nossa vida e na dos outros, querendo que Deus seja exaltado.

Passou anos e Elias reuniu o povo no monte. Ele queria mostrar que a adoração a Baal era uma fraude ridícula e queria que o povo de Deus visse isso claramente. Elias mostra a tolice de escolher qualquer deus do que Deus. Satanás só traz decepção e vergonha para as pessoas que seguem deuses criados por ele para que os sigam e se afastem do Senhor. Queria mostrar que Deus era Deus e não aquele tal de Baal. Queria mostrar que era servo de Deus e a glória era Dele. Queria que o povo se voltasse pra Ele. Os pastores trabalham sempre a fé, ensinam a fé, estimulam a fé, exercitam a fé no povo, falam sobre Deus, exaltam a Deus, alertam sobre as armadilhas de Satanás, mostram o que acontece com as pessoas que se distanciam Dele e ficam vulneráveis. Nós que não somos pastores, conseguimos falar uma coisa e outra pras pessoas, mas o forte é o que a nossa vida passa, as atitudes, reações, comportamentos, conquistas, assuntos.

Elias amava a Deus, considerava, obedecia e praticava o que estava escrito (uma pessoa só consegue praticar o que a Bíblia pede quando ela é espiritual e tem relacionamento com Deus, senão fica muito pesado, não aguenta), por isso o Senhor fez o que fez, pois Elias era fiel, Deus se manifesta na vida de quem leva Ele a sério e se agrada Dele. Elias estava ensinando as pessoas a dependerem do Senhor, porque Ele existe e faz grandes coisas na vida daqueles que permanecem e creem. O objetivo não era de dizer: "olha, viu só como Deus faz milagre e os outros deuses não? Pede pra Ele o que você quer", aí a pessoa ia pedir e nada iria acontecer, então quer dizer que Ele era uma mentira? Não, mas que age pela fé da pessoa e que tem situações que mesmo tendo fé não acontece quando ela quer, pois existe um tempo, então quem aguenta esse tempo? Só quem ama de todo entendimento, de toda força e de toda alma a Deus. Os pastores realizam milagres por meio do relacionamento que eles tem com Deus, isso é o que torna diferente um pastor do outro. E nós que não somos é a mesma coisa: o que nos faz diferentes um do outro é o relacionamento que cada um tem com Deus. É disso que depende tudo que acontece na nossa vida. 

Veja que o fogo aconteceu, mas o povo queria saber da chuva, e ela também aconteceu. O foco não era esse, mas viver além disso. Depois da oração de Elias, não havia mais dúvidas, o povo reconheceu que Deus era o verdadeiro Deus. Eles reconheceram, mas não demonstraram fé. Elias queria mais deles, que obedecessem a Deus. O fogo era pra ver que Deus era com Elias, a chuva mostrou que foi Deus que fez aquilo, mas para Deus ser visto em nós, que está conosco e faz coisas por meio de nós, temos que ser próximos Dele, crer Nele. O povo queria a chuva, estava desesperado pela chuva, ou seja, coisinhas da vida comum, problemas e necessidades da vida, mas Deus queria dar muito mais, podia fazer muito mais. Se Ele conseguiu colocar fogo em algo molhado, onde água naquela época valia muito por causa da seca e o mais fácil seria fazer fogo em lugar seco, fácil fazer isso, então era fácil fazer chover também, pois é algo natural, mas chover no molhado não, e é isso que Ele quer fazer, coisas sobrenaturais, inexistentes, impossíveis. Vamos crer e nos achegar a Ele para que venha aparecer e fazer a diferença no mundo e não apenas para dar o que queremos/precisamos pensando apenas na gente e não na salvação de muitos. Os pastores falam da chuva, mas falam do fogo também. Eles realizam milagres comuns na vida do povo, mas queriam realizar muito mais. Eles mostram o fogo de Deus, o povo até reconhece que foi Deus, mas não creem, não obedecem, não querem andar com Deus, só querem uma chuvinha. Nós que não somos pastores, mas queremos que Deus faça na nossa vida o que fez com Elias, queremos isso para que vejam que Deus é Deus, para quererem Ele, irem até os pastores para viverem o mesmo.

Antes de conhecer a Deus, eu já estava lendo textos sobre Ele e fui querendo mais Dele, eu queria Ele e não o que podia me dar ou fazer comigo, então quando a experiência aconteceu, não podia acreditar que existia uma coisa daquela, nem que fosse me mudar tanto, nem que pudesse influenciar pessoas e atrair elas pra Deus. É a mesma coisa com o que Ele quer fazer com a nossa vida (eu sigo o mesmo raciocínio de quando O conheci), basta querermos Ele e não o que NÓS queremos pra viver (isso é muito pequeno, sem graça, normal, natural, chuvinha) assim Ele vai dar uma vida pra nós que não podíamos nem imaginar que existia, nem que fosse nos mudar tanto, influenciar outros e atraí-los pra Deus, ou seja, O FOGO NO MOLHADO, o que não existe e nunca se viu.

Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9


Nenhum comentário:

Postar um comentário