sábado, 10 de novembro de 2018

Sentimento

Todo mundo tem sentimento, até aquele que é frio, pois a frieza surge da necessidade da pessoa se proteger de determinado sentimento positivo ou negativo que ela vê como ameaça.

Quando alguém se deixa levar por um sentimento, não pensa e faz tudo errado. O pensamento tem que vir primeiro e não a reação, assim vai poder entender a situação e tomar uma atitude que promova o bem.

É possível ver exemplos muito claros de como as emoções tomam conta da pessoa sem permitir que ela reflita no que faz.

A falta de controle emocional e de autoconhecimento gera também a falta de empatia, ou seja, a dificuldade de se colocar no lugar do outro, sendo que cada pessoa tem uma cultura, história, valores diferentes. Muitos usam as diferenças para atacar quem não pensa igual a eles, são levados pela maioria e agem por impulso.

Por isso, só o autoconhecimento e inteligência levam a melhores escolhas e ao entendimento de que existem pontos de vista diferentes.

A pessoa impulsiva toma atitudes sem pensar e acredita que só ela está certa; não sabe se comunicar e crê que as coisas tem que ser do jeito dela.

Como mudar?
- decidir aprender a dosar as emoções
- analisar as situações antes de falar e agir
- domar a impulsividade
- humildade, pois ela anula o sentimento impulsivo, compreende a pessoa com quem deseja se comunicar e usa as mesmas características dela para se aproximar

Há também os sentimentos de insegurança, que leva também a pessoa a agir sem pensar, toma atitude baseada na impulsividade, escuta a opinião de outros, não se valoriza pois considera mais os outros e não reflete muito sobre o que é certo pra ela, toma decisão precipitada, age de forma intensa e não ouve o alerta dos outros, age por carência e ansiedade porque está preocupada em mostrar algo e chamar atenção do próximo, faz tempestade em copo d'água, transforma em problema assuntos que poderiam ser resolvidos de forma amistosa, machuca os outros por agir sem pensar.

Como mudar?
- aprender a se valorizar
- aprender a ser feliz sozinha
- não ter medo de perder
- ir com calma
- usar a própria cabeça
- analisar racionalmente
- conhecer seus limites e conseguir viver de forma mais equilibrada
- aprender a respeitar o limite dos outros

Folha Universal


Nenhum comentário:

Postar um comentário