sexta-feira, 3 de maio de 2019

O Reino de Deus

O Reino de Deus representa um outro modo de vida e é na Bíblia que ele mostra como é. O Reino está dentro das pessoas, porque o ser humano é criação de Deus então a natureza Dele está ali, então tudo que queremos de bom é por causa disso. O mundo não tem o que a gente procura, mas onde está então essa vida que queremos e não achamos? Só entendemos isso quando lemos a Bíblia, principalmente uma que tenha em destaque as promessas, ali você vê que tudo que deseja está de acordo com as promessas, não é nada da tua cabeça, ou fantasia ou sonho, é realidade. Como viver aquilo então? Falando pra Deus: ‘’eu quero isso, é isso que tenho procurado todo esse tempo’’. Precisa ser como criança, porque o Reino de Deus e sua realidade, modo de ser, condições, não tem nada a ver com o mundo. Esse Reino é pra ser vivido aqui, Deus quer fazer o melhor pra nós, porém vai faltar algo, que é o céu, já que no mundo estaremos cercados da maldade ainda. Faz parte mostrarmos Deus pras pessoas aqui, porque foi o que Jesus fez também. Se todo mundo for pro céu, quem vai ficar aqui pra mostrar o caminho pra outros conhecerem Ele? Nossa vida tem como propósito glorificar Ele por meio da realidade do Seu Reino e evangelizar pessoas falando e mostrando essa realidade. O Reino de Deus, a realidade Dele, cresce dentro de nós aos poucos, então vamos crendo mais na Bíblia, entendendo melhor, e querendo como está lá. A criança representa bem tudo isso, porque além de precisar crer que é possível viver de acordo com esse Reino, precisamos buscar o bem e o que é bom para nós, não gostar do que é ruim e mal, dentro de nós e nem ao nosso redor. A criança é sensível ao que é ruim e não quer isso pra ela, então se somos assim também, querendo o bom e estranhando o ruim, Deus cria formas de termos acesso a realidade Dele. Veja esses versículos que falam do Reino:
"O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!" Marcos 1:15 A realidade de Deus está perto das pessoas, é só elas quererem o bem, quererem outra vida, outra realidade, e a porta começa a se abrir. As boas-novas são o que está escrito na Bíblia, crer nelas é como encontrar o que se estava procurando e não achava em nenhum lugar.
''Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês''.
Mateus 6:33 O Reino é uma nova realidade, novo tipo de vida e quem está buscando viver de outro jeito, sem saber que é o jeito de Deus, mas ela quer algo bom que está dentro dela e não encontra, vai encontrar, a vida dela vai mudar, assim como quem busca a justiça, que é escolher o bem e limpar dentro de si, para ser uma nova pessoa, tratar melhor os outros. Se você busca isso, sua vida vai mudar e o que te falta vai ser dado por Deus.
Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: "Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele". Marcos 10:14-15 A realidade de Deus pertence a quem no seu interior é como criança, ou seja, não gosta do que é mal, ela quer o bem, ela quer outra realidade, seja ao redor dela ou dentro dela. São pessoas assim que Deus trás para Si.
Em resposta, Jesus declarou: "Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!" Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. João 3:3-6 Todo ser humano vive na mesma realidade e pensando da mesma forma, mas dentro de nós está a semente de Deus e isso faz as pessoas buscarem o sentido da vida, criarem religiões, crenças...tudo pra encontrar esse algo que está dentro delas, mas não sabem o que é nem onde achar. O mundo que nascemos e vivemos nos sujou, o nosso jeito nos suja, mas quem não quer mais esse mundo e nem ser mais quem é tem vontade de nascer de novo, não é? E é isso que acontece. O nascer da água é o batismo nas águas, é feito quando a pessoa tem consciência da maldade ao seu redor e da vida que levou, mas não quer mais isso, então Deus começa a ajudar ela a encontrar um lugar ou alguém que vai batizar ela e o nascer do Espírito é quando queremos preencher o vazio dentro de nós, mudarmos nosso jeito e fazer bem pros outros, então o Espírito Santo vem morar dentro de nós, aí sim as coisas começam a fazer sentido e viver uma nova realidade.
Ele prosseguiu dizendo: "O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita". Marcos 4:26-29 A realidade de Deus vai ficando cada vez mais clara e acessível conforme buscamos ela. Vai ficando mais fácil entender a Bíblia, querer ela na nossa vida, mudar nosso jeito, trazer pro dia-a-dia, as coisas vão acontecendo, são várias colheitas que a gente faz. Alguns começam conhecendo a realidade de Deus pelos milagres, algo que só o Reino Dele pode realizar, é só no Reino Dele que existe essas possibilidades. Outros começam conhecendo pela justiça do Reino que é querer mudar tudo de ruim dentro de si e influências ruins do mundo. Se continuamos querendo o que é bom, o que faz bem, o que é certo, em todas as áreas, essa semente vai amadurecer e vai ter mais colheita.
Então Jesus perguntou: "Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu fizeram ninhos em seus ramos". Mais uma vez ele perguntou: "Com que compararei o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada". Lucas 13:18-21 Olha só, a realidade do Reino vai fazendo parte de nós, vai atingindo novas áreas da vida.
Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: 'Aqui está ele', ou 'Lá está'; porque o Reino de Deus está no meio de vocês". Lucas 17:20-21 A pessoa tem que querer o que é bom e não querer o mal, é assim que ela terá acesso ao Reino e a uma outra realidade. Não tem a ver também com igrejas, pessoas da igreja, religiões, livros, ensinamentos, mas em crer no que está escrito, em querer aquilo. É claro, muitos querem o que é bom, mas às vezes não conseguimos crer, nem entender nem saber como viver aquilo, porém ele é uma semente e uma hora vai germinar e colher, ou seja, vamos conseguir crer, entender e viver o que está escrito.
‘’Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo’’; Romanos 14:17 A realidade de Deus é querer o bem, é ter paz, é querer mudar tudo.
‘’Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus’’. 1 Coríntios 6:9-11 O bichinho ruim está dentro de nós e ao redor, como pode alguém que gosta do ruim ser próximo de Deus? Não tem como, só tem um jeito: querer o que é bom, aceitar mudar, desejar ser limpo, estar arrependido, ser sincero. Ninguém é perfeito, mas existem pessoas que não gostam do jeito que vivem e de quem são, é algo dentro dela, só ela sabe às vezes e ninguém mais, então Jesus vem ajudar e traz ela pra uma nova realidade. É pra pessoas assim que Jesus veio. Ele veio salvar quem não gosta do que é mal e quer o que é bom, do bem.
‘’Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus’’. Gálatas 5:19-21
Vocês, orem assim:
"Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu’’. Mateus 6:9-10 Todo mundo conhece essa oração, mas ela tem a ver com querer viver outra realidade. É tipo assim: ‘’eu quero a Tua realidade e quero que outras pessoas percebam em mim o que o Senhor pode fazer, pra elas Te quererem e encontrarem também o que buscam, assim como eu encontrei ’’.
‘’Rendam-te graças todas as tuas criaturas, Senhor,
e os teus fiéis te bendigam. Eles anunciarão a glória do teu reino
e falarão do teu poder, para que todos saibam
dos teus feitos poderosos
e do glorioso esplendor do teu reino. O teu reino é reino eterno,
e o teu domínio permanece
de geração em geração.
O Senhor é fiel em todas as suas promessas
e é bondoso em tudo o que faz’’. Salmos 145:10-13 Compre uma Bíblia que tem as promessas sublinhadas, você vai ver que tudo o que você quer de bom não é coisa da tua cabeça nem mundo encantado e sim a realidade que Deus pode dar pra você e foi plantado dentro de você, quando nem conhecia Ele ainda. Conforme o Reino cresce dentro de nós, vamos crendo mais na Bíblia, rejeitando o mal/realidade do mundo e olhando só para a de Deus.
Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!" Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". Os discípulos ficaram perplexos e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo?" Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". Marcos 10:23-27 Como pode o dinheiro ser problema na vida de alguém se o próprio Deus quer dar o melhor pra nós? É que o dinheiro proporciona qualidade de vida mesmo que eu não seja boa pessoa, então pra que mudar se já tenho tudo de bom? O dinheiro cria esse engano, mas o rico é um ser humano e ele também tem o vazio da alma e também sofre, então vai chegar uma hora que verá o mal ao redor dele e dentro dele, então buscará pelo bem e pelo bom aceitando como qualquer outra pessoa a se afastar de coisas ruins, tratará melhor os outros e Deus vai se aproximar dela.
Disse Jesus: "O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui". João 18:36 A realidade de Deus pode ser vivida aqui, mas estamos no mundo, rodeados da maldade, o único lugar que será totalmente do jeitinho de Deus será no céu, mas isso não quer dizer que só vamos viver bem no céu. Veja as promessas de Deus e entenderá isso.
"Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas esse reino durará para sempre’’. Daniel 2:44 Um dia o mundo não vai mais existir, a realidade será do céu e quem não escolheu o que é bom e do bem naturalmente vai viver em outro lugar, que não é com Deus, mas um lugar mau, porque ela mesma escolheu o que era mal, ela gostava mais disso, então vai continuar assim. Se o mundo já é ruim, imagine o inferno. Se a realidade de Deus aqui já é boa, imagine no céu. Eu sei que muita gente quer o bem, mas ainda não encontrou e nem entendeu como se conhece a Deus e outras que encontraram mas tem vivido de forma relaxada e voltado aos poucos pro mundo. O que vou dizer? Isso tudo é muito triste, porque a gente queria que tudo desse certo pra todo mundo. Eu tenho que cuidar de mim e o que puder fazer para quem está ao meu redor, eu vou fazer, principalmente crendo mais na realidade que Deus veio dar para nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário