sábado, 9 de junho de 2018

Pobre...de espírito

"Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte". 2 Coríntios 7:9-10

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus.” (Mt. 5.3.)

Característica fundamental de perceber que se é espiritualmente vazio, e que somente confiando em Deus se pode preencher esse vazio. Reconhecendo que é espiritualmente pobre, a pessoa humilde de espírito conhece a sua própria necessidade. Os que vivem em espírito de pobreza descobrirão seu verdadeiro lugar diante de Deus. Somos dependentes de Deus para viver. Ser pobre de espírito significa ser humilde e reconhecer sua dependência total de Deus. Quem é pobre de espírito sabe que precisa demais de Deus. Ser pobre de espírito não significa rejeitar toda riqueza nem viver na miséria. Ser pobre de bens não garante pobreza de espírito. Ser pobre de espírito também não significa se odiar nem desprezar tudo que você é. Ser pobre de espírito é entender que tudo que você é e que você alcança vem de Deus e depende inteiramente Dele. A glória pertence a Deus, não a você. Quando você entende que você é falho e necessitado e precisa de Jesus para lhe salvar de sua pobreza espiritual, você se torna pobre de espírito. Você deixa de confiar em si mesmo e põe sua confiança inteiramente em Deus. Assim, você descobre que tudo que você alcança vem de Deus, que lhe capacitou e ajudou em tudo.

Reconheça a Deus em todos os seus caminhos e dê a glória a Ele (Salmos 115:1). Na hora da dificuldade, procure primeiro ajuda e orientação de Deus e na hora da alegria agradeça a Ele. Assim, você se tornará pobre de espírito. O apelo à pobreza não tem um significado somente material, mas é um apelo a ter consciência dos próprios limites, das próprias misérias interiores, da necessidade de redescobrir a importância da humildade. Teria alguma coisa a ver com sermos pobres materialmente falando? Não. As riquezas nesse caso atrapalhariam a parte espiritual da pessoa, atrapalharia ela de estar nos caminhos de Deus como Jesus disse ao jovem rico? Não. As versões mais novas e revisadas trazem a tradução como “humildes de espírito”. Os humildes ou pobres de espírito se caracterizam pelo fato de terem dentro de si um reconhecimento de quem são de verdade, de suas fraquezas. São pessoas interiormente humildes (pobres), pessoas que de fato reconhecem a grandeza de Deus e se submetem a Ele de coração.

Esse é o tipo de pessoa que Jesus afirma que possui o reino de Deus em suas vidas e que irão gozar das bênçãos do Senhor não só aqui na terra, onde serão bem-aventuradas (plenamente felizes), mas também herdarão a maior bênção de todas, a salvação proporcionada por Deus em Cristo Jesus. Ser pobre de espírito não é ter uma vida sem lutas por melhorias financeiras, não é a falsa modéstia, não é ser capacho das pessoas, não é deixar de lutar pelos seus direitos e pelo que é certo. Não é deixar de se alegrar pelas conquistas, não é deixar de sonhar alto, não é estar isento de todas as boas ambições da vida. Não é um apelo para negar o nosso valor como seres humanos. Ser pobre em espírito é ter pensamentos humildes de nós mesmos, do que somos, e temos, e fazemos. Evitar toda a confiança em nossa própria justiça e força, para que dependamos somente do mérito de Cristo.

É importante saber que esta afirmação não confere nenhuma bênção especial aos economicamente pobres! Há a impressão de que a pobreza, por si mesma, é uma bênção, e que ser economicamente pobre automaticamente significa que se é acarinhado e protegido por Deus, abençoado por Ele. A pobreza que Jesus fala é a de qualidade espiritual e não sobre uma condição econômica. Ser pobre de espírito é ter a disposição descrita em Isaías 66:2: "... mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra".

Fonte: internet

*Isso aconteceu comigo na conversão (reconhecendo quem eu era e me arrependendo) e no batismo com o Espírito Santo (reconhecendo meu vazio interior e querendo Deus). Porém, não aconteceu na parte de conquistas e eu não entendia porque, mas agora sei (falta eu ser pobre de espírito nessa área).




Nenhum comentário:

Postar um comentário