sexta-feira, 8 de junho de 2018

Você é fraco? Você é forte? Cadê o resultado da fé que você diz ter?


Nós ganhamos a imagem dessa enxada na igreja, pois tem um versículo que fala assim ‘’Forjai espadas das vossas enxadas’’ (Joel 3:10), ou seja, ensinando as pessoas a usar o que tem para começar algo, pois é a intenção que importa e não a condição. Só que quando eu olhei pra ela, consegui imaginar Deus mexendo dentro de mim, trabalhando ali dentro e eu pensei ‘’vou guardar esse papel e olhar todo dia pra ele, pra reforçar a idéia de que Deus está fazendo algo comigo’’. Lembrei também daquele versículo que fala da parábola do semeador (Mateus 13) ‘’caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um’’ (v.8), ou seja, a semente de Deus é a fé e quando ela cai em terra boa (terra boa é a pessoa que ouve e entende, já tem raiz, quando vem algum problema ela não se abala, não fica sufocada com as preocupações e nem se engana com as riquezas do mundo), dá frutos e algumas pessoas já alcançam 30x mais que aquele que não tem fé, outros 60x mais e outros 100x mais.

É por isso que os testemunhos da Fogueira Santa são absurdos, porque a fé depositada por Deus dentro dessas pessoas gera muitos frutos, só que isso acontece apenas em terra boa e foi dessa forma que a imagem da enxada me despertou. E porque me despertou? Porque estou pedindo há dias pra Deus me ajudar nessa parte (E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13). Consegui ver o seguinte: foi fácil me converter e ser batizada com o Espírito Santo, e eu pensava assim ‘’bom, eu guardo os mandamentos de Deus, faço o que é reto aos olhos Dele, ouço a voz Dele, isso quer dizer que estou buscando primeiro o Reino de Deus, a sua justiça, então todas as coisas serão acrescentadas (Mateus 6:33), e realmente nunca me faltou nada do que o versículo cita como ‘’coisas a serem acrescentadas’’, só que isso daí é só uma amostra dos cuidados Dele, não é para vivermos assim, é para buscarmos mais, esse daí é só um apoio até que desperte em nós mais maturidade, mais entendimento do que pode ser alcançado. 

Eu achava que mudando meu jeito e andando com Deus, tudo ia acontecer naturalmente, porque é tão bom quando conhecemos Ele, é tão bom que nem nos preocupamos com o resto pra viver, ainda mais pelo motivo acima Dele suprir nossas necessidades básicas, mas com o tempo eu comecei a ficar incomodada, eu queria mais, queria coisa de gente grande, queria crescer e não ser uma pessoa normal, só que eu não entendia muito bem essa inquietação dentro de mim, por isso errei muito, forcei muitas situações, tomei na cabeça, aí resolvi dar uma parada, dar uma refletida, fui buscar entender o que se passava dentro de mim.

Eu queria saber o que era essa inquietação, então descobri que era a minha carne, a minha vontade, eu queria conseguir as coisas do meu jeito. Por que? Porque eu era inteligente, tinha estudo, era uma pessoa correta, íntegra, boa, enfim, tinha muitas qualidades e capacidade, então queria o melhor pra mim, eu merecia o melhor, além disso, eu era de Deus, então cadê o que Ele prometeu? Nada estava sendo acrescentado na minha vida, só conseguia coisinha, pouquinho, eu fiquei revoltada com Deus (contra Ele), fiz isso algumas vezes e não foi legal, primeira coisa que acontecia era a sensação do meu rosto ficar inchado e minha cabeça latejar, durava uns 2 dias isso, aí depois vinha um arrependimento tão grande, eu chorava, pedia desculpas pra Deus e pedia a ajuda Dele porque eu queria mudar e não conseguia e não entendia o que estava acontecendo.

A outra parte ruim de me revoltar contra Deus é que o diabo viu isso e aproveitou pra atacar forte e acabar comigo, querendo me afastar do Senhor e eu lembro quando isso aconteceu, foi a pior coisa que passei na vida, foi o vale da sombra da morte mesmo, foi horrível, só que consegui vencer, creio que deu certo porque Deus viu que eu estava na ignorância, eu não sabia o que estava fazendo, eu não entendia porque me prejudicava mostrando minha revolta, aliás, a gente aprende isso na igreja, os pastores ensinam, só que eu fazia na carne, por isso me prejudiquei, eu não estava fazendo na fé, pois na fé a revolta é muito boa e eu não brigo com Ele, mas me uno a Ele para destruir o problema. 

Veja só o que a falta de entendimento faz, só que eu aprendia com tudo isso e queria saber onde estava errando, para não fazer mais e acertar. Foi assim, nesse ‘’cair, levantar’’ que consegui enxergar que: a minha conversão e batismo deram certo e foram rápidos porque eu reconheci a minha situação, eu enxerguei quem eu era e o quanto precisava de Deus, mas porque eu enxerguei? Porque já não estava feliz comigo e com minha vida, eu queria mudar, mas não sabia como, e foi algo tão sincero, tão verdadeiro, que Deus começou a criar situações para me transformar numa terra boa, até que a fé foi revelada a mim e eu cri e Deus me salvou.

E por que as conquistas não davam certo? Porque eu não reconhecia minha situação, não enxergava quem eu era e o quanto precisava de Deus, afinal, nessa parte da minha vida, eu me achava o máximo, boa demais e tinha que receber o melhor de Deus. Quando eu vi isso, falei pra Ele ‘’ahhhhh, agora entendi porque está tudo parado. O Senhor nunca iria me revelar a fé, sendo que eu não necessitava dela. Eu preciso agora Pai, ser terra boa, ter uma boa terra dentro de mim, porque aí sim, a semente do Senhor vai dar fruto. Pode fazer o que quiser comigo, mexer o quanto quiser na minha terra. Me ajuda também Pai a fazer com que eu enxergue a minha situação, mexe comigo Deus, faz que nem o Senhor fez na conversão e batismo, pode fazer’’. 

Tem um versículo que é assim ‘’Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor’’ (Jeremias 9:23,24), olha só, eu me gloriava nas minhas virtudes e isso me impediu de entender e conhecer a Deus na parte que me faltava. Tem uma camiseta também que nós ganhamos na igreja e ela mostra o versículo de Joel (''Diga o fraco, eu sou forte'', para a pessoa que se sente inferior e incapaz de levantar, se agarrar em Deus e vencer na vida), é a continuação da parte da enxada, só que os dias foram passando e eu lia ele errado, eu lia assim: ‘’diga o forte, eu sou fraco’’...ué...(fiquei pensando), percebi que isso era verdade mesmo, em relação a mim, já que eu me sentia muito forte, muito capaz. Como que Deus vai me ajudar assim? Não vai ajudar, pois só é ajudado aquele que precisa. Enquanto não fosse esmagado meu orgulho, que eu chamava de força para conseguir o que eu quisesse (sem perceber eu fazia isso), eu não iria ver minha fraqueza e dependência de Deus para vencer na vida.

Então comecei a pedir pra Deus ‘’eu quero ver minha fraqueza, mostra ela, eu quero ser humilde, eu quero mudar o meu jeito, eu quero mudar de verdade e não fingir que sou humilde e que o que eu vou conquistar veio do Senhor sendo que dentro eu vou ficar pensando que veio de mim, eu não quero ser hipócrita, eu não quero que meu jeito apareça, não vou mentir pro Senhor dizendo que sou burra (fraqueza) e mal caráter (fraqueza) e que essa é a minha fraqueza e que preciso do Senhor, porque não é, eu não sou essas coisas, só que a Sua inteligência, Sua capacidade, Suas virtudes, Suas condições, Sua maturidade, não pode ser expressada, comparada a minha, e é isso que tem que ser visto e que precisa aparecer, é o Senhor, não eu, preciso que o Senhor me ajude, porque estou suja nessa parte ainda (a confiança em mim mesma é a minha fraqueza, isso gera independência do Senhor), a minha terra ainda está com bicho, está com fungo. Estou deixando o Senhor fazer o que quiser comigo, mas eu preciso de ajuda, preciso de muito adubo, muito veneno pra matar o meu ‘’eu’’ e termos uma comunhão completa, uma vida plena como o Senhor diz – ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente’. João 10:10’’.

Não fiz esse blog para vocês ficarem apenas lendo e visitando, por isso, participe, deixe seu ensinamento, sua experiência, acrescente algo. Vamos aprender umas com as outras e não ser apenas expectadoras de como o próximo vive. Eu exponho minha vida com Deus para ajudar você, pois talvez esteja passando pelo mesmo ou já passou e pode até me dizer como venceu; eu escrevo aqui também para te estimular, procurando te desenvolver; eu faço as postagens para tirar dúvidas, então você pode fazer perguntas nos comentários. Enfim, esse blog não é meu, é nosso, como se fosse um grupo de mulheres que se reúnem para conversar sobre tal assunto e se você viu algum comentário sem resposta, participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário