Sagacidade parece algo relacionado a malandragem, mas Deus não ia incentivar isso, então o que Ele quer dizer? Ele quer dizer no sentido de observar ao nosso redor, rejeitar o que não é bom e colocar a cabeça pra funcionar pensando em como sair de determinada situação.
Um exemplo que o próprio versículo abaixo cita é sobre o dinheiro. Uma pessoa despreocupada em agradar a Deus, não pensa em agradar pessoas também, pois os interesses dela estão focados nela mesma, quer dinheiro pra ela, quer desfrutar de algo pra ela, tudo é pra ela, por isso que quando alguém assim vê outro fazendo algo de valor pra Deus, acha estranho e até diz: ''Deus não precisa disso'' ou diz ''Porque não dá para os pobres?''. É o mesmo comportamento de Judas quando Maria de Betânia derramou um óleo caro nos pés de Jesus. Porém se ela tivesse derramado em Judas, ele não ia achar problema nenhum, porque foi pra ele.
O que Jesus diz no versículo abaixo? Ele diz para ter dinheiro com o objetivo de ajudar o próximo e de ganhar amigos, mas não é amizade interesseira, Jesus não ia falar isso, Ele estava falando de pessoas que podem ser salvas por meio do dinheiro. Como assim? Investir na propagação do Evangelho, porque veja ali no versículo, ali diz que esses amigos vão te encontrar no céu e se elas estão no céu é porque você deu a elas a chance de terem acesso a Deus, e como elas tiveram acesso a Deus? Por meio de uma igreja, de um livro, de um jornal, um folheto, uma comida, um evento, um programa de rádio ou tv, de uma palavra do pastor ou esposa dele, mas pra isso precisa de dinheiro, é o dinheiro que dá condição pra existir tudo isso.
O versículo também diz que a fidelidade mostra a intenção do coração de alguém, Deus sabe quando pensamos na conquista de nossos interesses ou se queremos ajudar o próximo e ganhar amigos. Essa parte de ganhar amigos é interessante porque quanto mais dinheiro uma pessoa tem, mais pessoas ela conhece, então ela pode influenciar muito mais gente, pode ajudar muito mais, pode ser muito mais conhecida, até os interesseiros ela ganha pra Deus, porque seu foco está em pessoas, ela quer colocar Jesus dentro delas, quer plantar uma semente, então não pensa em ser egoísta e se isolar de todos ou gastar só com ela mesma, porque qual seria a graça disso? Tá certo que no momento pode ser bom, mas depois vai pensar ‘’que droga, tenho um monte de dinheiro, mas estou sempre sozinha...’’ ou se ela estiver curtindo com várias pessoas, depois sozinha na hora de dormir vai pensar ‘’que droga essas pessoas, elas nem gostam de mim de verdade’’ ou ‘’estou cercada de gente, mas eles não são amigos de verdade porque olha só como falam comigo ou me tratam, queria outro tipo de amizade...’’. A outra, que pensa no próximo, curte a vida e desfruta tudo que há de bom também, estando sozinha ou em grupo, mas onde ela vai está sempre atenta, sua natureza é sagaz, observa os outros, pensa como ganhar quem está perto dela, usa de sua influência e poder para ter acesso ao interior das pessoas e marcar com uma palavra que pode levá-la a Deus, pensa o tempo todo em fazer a diferença com seu comportamento e com o que tem, porque ela TEM muito. Enfatizei o ''ter'' porque muitos cristão fazem a diferença com o comportamento, mas não com o que tem, porque eles TEM POUCO. Você quer ser mais um cristão normalzinho que fala mal do dinheiro, tem medo de dinheiro, diz que não precisa de dinheiro (não vejo graça em nada que é normal, comum, igual, maioria) ou um cristão diferente que a gente nem vê por aí? Eu quero ser diferente.
O nosso relacionamento com Ele é que vai fazer a diferença, é isso que separa uma pessoa que prospera com Deus e a que prospera sem Deus. Você quer ser uma pessoa diferente ou um rico egoísta, sujo nos pensamentos e intenções, que trata mal os outros, que é soberbo? Todo ser humano possui uma natureza ruim, mas conforme vamos andando com Ele, vamos sendo limpos e essa limpeza vai abrir portas, porque alguém que gosta de ser limpo e odeia coisa suja/má, torna-se de confiança, ela vai se manter fiel no muito também, porque a questão não é o pouco ou o muito, mas quem ela é, o que possui dentro de si. Enquanto não estamos limpos, não conseguimos ter pureza naquilo que pedimos pra Deus, então a mudança não acontece, mas se perseverarmos, vai dar certo, porque está escrito: ‘’se perseveramos, com ele também reinaremos’’ – 2 Timóteo 2:11.
Lucas 16:8-10
‘’Os filhos deste mundo são mais sagazes entre si, na conquista dos seus interesses, do que os filhos da luz em meio à sua própria geração. Portanto, Eu vos recomendo: Usai as riquezas deste mundo ímpio para ajudar ao próximo e ganhai amigos, para que, quando aquelas chegarem ao fim, esses amigos vos recebam com alegria nas moradas eternas. Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito’’.
‘’Os filhos deste mundo são mais sagazes entre si, na conquista dos seus interesses, do que os filhos da luz em meio à sua própria geração. Portanto, Eu vos recomendo: Usai as riquezas deste mundo ímpio para ajudar ao próximo e ganhai amigos, para que, quando aquelas chegarem ao fim, esses amigos vos recebam com alegria nas moradas eternas. Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito’’.
Aqui há mais sobre sagacidade:
‘’O que significa sagacidade? Aptidão para compreender ou aprender por simples indícios, discernimento, lucidez, percepção, consiste em refletir para solucionar um assunto ou esclarecer um problema. O indivíduo que se caracteriza por sua sagacidade é normalmente observador e analítico, capaz de relacionar diversos aspectos. O tipo de raciocínio que se manifesta em uma pessoa sagaz costuma combinar uma série de elementos (dados e provas) com o propósito de alcançar uma conclusão definitiva. Neste sentido, pode-se dizer que o indivíduo sagaz é capaz de montar um quebra-cabeça que está todo desordenado e torná-lo definido e acabado.
Há um tipo de personagem cuja principal característica é a sagacidade: o detetive, ele está sempre em busca de um desafio, qual seja, solucionar algo misterioso. A abordagem parte sempre de um enigma a ser descoberto. A sagacidade do detetive faz com que o mistério seja esclarecido lentamente. E para desvendá-lo, vai desatando nós e observando detalhes insignificantes, tudo isso segundo a metodologia dedutiva ou indutiva, como também por alguns aspectos que não são estritamente racionais (o investigador tem um olfato espacial e sabe interpretar alguns sinais que habitualmente passam por despercebidos).
Uma pessoa sagaz tem facilidade para entender o que está apenas implícito, tem agilidade de conectar pensamentos, compreender o que se passa ao seu redor e ser autêntica. Sagaz é a pessoa que: consegue ser inserida em uma organização e se destacar, tem carisma, é descolada, sabe como sair de uma situação complicada, faz coisas inusitadas, está sempre disposta a se doar e enxergar o outro. Do ponto de vista corporativo, o profissional sagaz não precisa dominar totalmente uma competência técnica, porque mesmo não sabendo, ele vai procurar quem sabe, vai aprender, vai acreditar e vai entregar.
Ele vai lidar com o inesperado de forma leve e criativa, vai conduzir mudanças difíceis unindo times e deixando todos confiantes. Sagacidade, eita palavra com poder! Essas pessoas tem a capacidade de não se deixarem enrolar e, sobretudo, de envolver todos com um jeito conquistador e agregador. Elas não mentem, não te enrolam, elas simplesmente têm uma outra forma de conduzir as questões, é adequado aos seus valores, princípios e ética, você realmente pode confiar, pois buscam aprimorar sua alma e não somente o seu currículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário