segunda-feira, 11 de novembro de 2019

A cegueira do entendimento

"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". 2 Coríntios 4:4

Incrédulo não é só a pessoa do mundo que não conhece Jesus, mas também os cristãos que não conseguem crer em tudo que está escrito sobre Deus. Por que essa dificuldade de crer? Porque o nosso entendimento está cego, tem atrapalhos, a gente quer mudar algo, mas não consegue. Por isso a Bíblia fala muito sobre perseverança, pois é por meio da nossa insistência em querer mudar algo que nos faz mal que vamos sendo limpos, então a cegueira vai sumindo, o entendimento vai vindo. Sabe como conheci a Deus? Eu nem falava com Ele, nem conhecia Ele, mas eu queria mudar minha vida, minhas amizades, as influências ao redor de mim, o meu jeito, o meu vazio interior, e situações foram acontecendo, depois entendi que era Deus me ajudando e limpando, até que um dia consegui crer e conheci Ele. Depois que me tornei cristã, continuei querendo mudar outras coisas ruins, Deus ia me ajudando, era mais rápido, porém outras ainda não mudaram, mas eu continuo perseverando, percebo Deus me limpando porque realmente meu entendimento está cego e tenho dificuldade de crer nisso que quero mudar. Vai chegar um momento que vou conseguir crer e vai acontecer. Fiquei pensando nesse versículo hoje pois tenho dó e preocupação com quem não conhece a Deus ou não quer Ele, porque sei o que vai acontecer com elas se não mudarem isso. Eu tinha dó porque pensava que elas não entendiam nada e que eu era responsável por eles, então eu seria a culpada se não entendessem, só que isso é errado, porque toda pessoa percebe o que é bom e mal, certo e errado, todo mundo sabe disso sem conhecer Deus, Bíblia ou receber educação dos pais. O mal, faz mal pra própria pessoa e ela é capaz de pensar: "eu não quero mais isso, eu quero ser de outro jeito, será que existe uma forma melhor de viver?" e quando Deus vê alguém assim, Ele começa a trabalhar, coisas vão acontecendo, mas a pessoa precisa perseverar, e só persevera quem não quer o que é mal. No mundo e na igreja tem pessoas que querem mudar e depois param aceitando as coisas como estão, isso faz ela afundar, sofrer, se prejudicar; mas tem aquelas que continuam, porque mesmo a situação não mudando, ela está mudando, porém pode ser que ela desanime e se frustre com a demora e pare de se dedicar como antes; e por último tem aquelas que continuam e um dia o entendimento se abre, ela crê e o que queria mudar muda. Ou seja, ninguém é coitado e nem especial, a diferença está em quem quer ficar livre do mal e é nesses que Deus limpa a cegueira do entendimento. Deus odeia o que é mal, sujo, errado, o significado de pecado é tudo isso, então quando Ele vê alguém rejeitando o mal e querendo algo bom, Ele logo ajuda. Porque existem tantas religiões, livros de autoajuda, trabalho voluntário/caridade? Porque as pessoas querem o que é bom, o mal tem feito mal pra elas, então elas buscam formas de resolver isso, eu busquei essas coisas também, mas não resolviam, elas só camuflam ou fingem estar tudo bem, ou se esforçam para aguentar o mal aceitando que as coisas são assim mesmo. Veja, elas estão tentando, mas o entendimento está cego. Contudo se continuarem querendo mudar, continuarem se questionando e pensando se existe uma forma melhor de ser e viver, Deus vai trabalhando, até que um dia ela vai entender tudo e crer Nele e conhecer a vida que ela buscava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário