sábado, 16 de novembro de 2019

Sobre se colocar no lugar dos outros


Aviso: sempre que ler um texto ou ouvir qualquer pessoa (seja comum ou com autoridade) se coloque no lugar dela e pense: ‘’pra quem ela está escrevendo ou falando isso? Em que sentido ela está usando essa palavra? Isso serve pra situação que estou vivendo atualmente ou só vai me complicar porque o sentido é outro? Ela está errada no que disse ou é porque está abordando de uma forma que vai servir para outros e não para mim?’’.

----------------------------------

Com certeza você já passou por situações onde algo que foi dito não servia pra você, então falaram que você era orgulhoso; ou algo que não fazia sentido e você achou estranho, então falaram que você era do diabo ou estava mal com Deus; ou todo mundo estava fazendo uma coisa que você não queria fazer, então te olharam com desaprovação. Agora veja o outro lado: quantas vezes você já fez isso com os outros, chamando ou pensando que eles eram orgulhosos, do diabo, estavam mal com Deus, eram rebeldes ou coisas desse tipo?
Sabia que isso é falta de misericórdia? Falta de se colocar no lugar do outro, respeitar o outro, deixar ele a vontade pra fazer o que quer, não pensar que todo mundo é igual. Por isso a importância de ter comunhão com Deus, porque a gente se apega com Ele e se importa só com o que Ele sabe de nós e pensa de nós. Isso não é tão simples, mas a gente vai aprendendo cada vez mais. Na verdade, é uma questão de necessidade saber depender Dele e se importar só com Ele, porque nos faz mal ficar considerando os outros como certos e a gente como errado. Pra que que vou ficar aceitando algo que faz mal pra mim? Talvez pro outro não faça, ou faça também mas ele vai na onda dos outros, ou faz mal e ele quer forçar porque pensa que o problema é ele e não os outros.

Quando eu era do mundo, eu não queria o que me fazia mal e isso fez eu conhecer a Deus, porque Deus gosta de quem rejeita o que é mal. Pra outras pessoas não fazia mal, ou sei lá, talvez elas aceitassem aquilo ou se adaptassem ao que era ruim, não sei, mas pra mim era ruim e eu não queria, então Deus começou a me ajudar a ser livre daquilo e conhecer Ele. Porém, quando a gente vira cristão, coisas ruins continuam nos fazendo mal, então é só eu falar pra Deus que não quero aquilo pra mim e Ele vai trabalhar pra me ajudar. Eu agora conheço Ele e sei que tem solução, mas vejo muito cristão aceitando coisa ruim porque agora ela é de Deus e não do mundo, então não tem problema, o ruim agora é bom, só porque ela está com Deus. Não é estranho isso? O ruim sempre vai ser ruim e Jesus morreu na cruz levando todo domínio de coisas ruins, então Ele passou a ter autoridade/poder espiritual para tirar o que é ruim da nossa vida, mas a gente precisa dizer que não quer aquilo.

Hoje lembrei da época que eu estava no mundo sofrendo, querendo outra vida e não conseguia. Eu queria, mas não conseguia. Aí tem aquelas pessoas que falam assim: ‘’é porque você não sacrificava, você é acomodada/relaxada, você gostava do mundo, é culpa sua a demora, o diabo não te deixava, você não obedece, você não crê, você duvida, você tem que ter certeza e ir em frente, você não toma atitude, blablabla’’. Por um tempo eu até dei razão pra elas e repetia a mesma palavra falando isso pros outros, mas daí comecei a pensar em outras situações que demoraram também e que as pessoas falaram as mesmas coisas pra mim. Eu ficava pensando: ‘’será que nada na vida delas demorou? Será que elas não sabem que o ser humano não consegue na força do braço as coisas (Deus ajuda até as pessoas do mundo, mas elas não sabem que é Ele, elas pensam que é ela mesma ou até falam o nome de Deus porém sem ter noção do que dizem, ou falam que é energia, ou elas mesmas forçam e passam por cima de tudo sem se importar com o que é certo e errado e se vai prejudicar ela mesma, mas quem é de Deus quer fazer o certo, quer ter certeza, e não fazer de qualquer jeito nem fazer mal pros outros ou pra ela)? Será que ela não entende que as pessoas são diferentes e que talvez ela seja aquela pessoa que age no impulso e faz de qualquer jeito as coisas e se lasca toda e quer que eu seja o mesmo? Mas pra que que eu vou querer a vida ruim dela? Eu vou continuar buscando o melhor pra mim e só vou agir quando eu entender o que DEUS quer que eu faça e quando for DEUS mostrando pra MIM e não ela ou outra pessoa, senão então é a mesma coisa que eu voltar pro mundo e consultar cartomante, ir em centro espírita ou em uma igreja de profecia. Não era isso que eu fazia no mundo e que então pude conhecer a Deus porque passei a rejeitar tais coisas? Porque que como cristã vou fazer o que outros fazem e que é mal pra mim?

No mundo eu também fazia coisas boas que outros pessoas faziam, como cristã acontece o mesmo: faço coisas boas que outros também fazem, mas a vida não é só isso, existe o ruim, e ruim é ruim em qualquer lugar, o ruim tem que ser rejeitado sempre e não aceito. Você acha que no mundo todas as pessoas são iguais? Não são, porque elas fazem escolhas, elas recusam o que é mal pra elas e cada uma vive de um jeito dependendo do que rejeita. Com os cristãos é a mesma coisa: todos são iguais? Não são, porque cada um faz escolhas e cada um vive dependendo do que rejeita de ruim, e quanto mais rejeita, melhor se vive. Só lembrando uma coisa: ser cristão não é uma religião, não estou falando que ser do mundo e ser cristão é o mesmo, porque tem a ver com salvação, com ter Deus dentro de você, com viver uma vida colocando Ele em primeiro, com entender a Bíblia, com ter prazer em ser uma pessoa melhor enxergando as próprias falhas e reconhecendo que precisa mudar, com querer ser uma pessoa limpa e mostrar Deus pras pessoas, ou seja, alguém do mundo não consegue praticar essas coisas.

Escrevi todo esse texto pra dizer o seguinte: sem misericórdia nossa vida fica travada, não toda ela, mas algo que está demorando. Por trás dessa demora tem uma falta de misericórdia e quando você entender onde é que está errando (foi Deus que me mostrou nas outras vezes que passei por isso, porque eu não conseguia enxergar), a situação muda. Vou dar um exemplo: estou passando por uma situação demorada e as pessoas me diziam que a culpa era minha, que eu não queria mudar aquilo de verdade e blábláblá, aí eu dizia pra ela ou em pensamento pra Deus: ‘’como que ela fala uma coisa dessas sendo que estou fazendo de tudo pra mudar? Essa situação só me faz mal, como que vou aceitar algo mal pra mim? Ela não me entende’’. Mas sabe o que eu pensava ou dizia, por exemplo, pra pessoas que não conhecem a Deus ainda ou não querem Ele ou não conseguem mudar de vida? Eu dizia a mesma coisa: ‘’ah, ela não quer; ela não está nem aí; essa vida ruim que vive é culpa dela’’, mas como que eu vou falar uma coisa dessas se eu não sei o que realmente está acontecendo? Quem disse que ela não quer mudar de vida? Ela talvez queira, mas não está conseguindo, não está sabendo como, não está entendendo o que precisa fazer. Talvez ela quer, mas não do jeito que estou mostrando pra ela, ou do jeito que sei e que vivo.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Mateus 5:7



Nenhum comentário:

Postar um comentário