sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Jesus prefere pobre do que rico? Quem disse?

A gente sempre escuta na igreja que Jesus veio para os pobres, aí quem não é, pensa: "Jesus então não gosta de mim? Eu vou ter que ficar pobre?". Não. Vou dar um exemplo de algo que aconteceu hoje:

Fui numa papelaria aqui perto e quem estava trabalhando no caixa e no xerox eram os donos, dava pra ver, pois eram bem vestidos, com postura de empresários bem-sucedidos, porém secos no atendimento e pareciam estar com alguma preocupação, porque o ambiente estava tenso.

Ali fiquei pensando no significado de pobre, pois essa palavra tem a ver com o que está faltando, com algo que não se tem, e nesse caso faltava educação, gentileza, paz, solução de problemas. Falei pra Deus que todas as pessoas então são pobres, porque todos não tem algo que precisam ter pra viver melhor.

Disse pra Deus que quero sempre ser pobre, quero sempre pedir pra Ele me ajudar naquilo que me falta, quero sempre ser humilde e buscar por Ele e não ser orgulhosa fazendo de conta que está tudo bem, aguentando o que é ruim, tentando resolver sozinha.

Quero sempre dizer pra Ele: "Pai, me ajuda, não estou bem, está difícil tal situação", "Pai, não consigo mudar tal coisa, o que que eu faço? Me ajuda", "Senhor, eu não gosto do jeito que trato as pessoas, queria mudar, me ajuda, me limpa", "Deus, não tenho condição pra conseguir tal coisa, mas eu queria, o que eu faço? Como posso ter acesso?", "Jesus, não consigo dormir direito a noite, isso me tem feito mal, fico virando pra lá e pra cá, porque? O que tenho que fazer pra isso não acontecer mais?".

Já reparou que a falta de dinheiro deixa a pessoa preocupada, abatida, azeda? Isso também acontece quando tratamos mal alguém e não sabemos como ser diferentes, ou quando temos um problema e não conseguimos resolver. Ou seja, tudo pobreza, mas se formos insistentes pedindo a ajuda de Deus, isso se resolve aos poucos.

Lucas 4:18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os contritos de coração, 19 A proclamar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

Lucas 6:20 E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. 21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. 22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. 23 Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.

Nem Jesus, que era Deus, era autossuficiente. Ele precisou da ajuda do Pai por tudo que passou quando veio como homem pra terra e nunca dava glória a Si mesmo, mas a Deus. Nós então que não somos Deus e sim humanos, precisamos muito mais de ajuda para vencer todo tipo de pobreza:

2 Coríntios 8:9 Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.

Hebreus 5:5 Desse mesmo modo, Cristo não buscou para si próprio a glória de se tornar sumo sacerdote, mas foi Deus quem lhe declarou: “Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei”.

João 8:54 Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada: quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.

Marcos 10:18 Replicou-lhe Jesus: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário