terça-feira, 5 de outubro de 2021

Só é acrescentado o que é buscado

Mateus 6:33 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

Não entendia essa palavra, porque já conhecia Jesus e mudava tudo que Ele pedia dentro de mim, mas as coisas não aconteciam comigo, eu me tornava uma pessoa cada vez melhor, mas as coisas não eram acrescentadas na minha vida não. Então entendi que a mesma disposição e interesse que tinha de mudar sempre meu interior, tinha que ter para mudar o exterior também. 

Quanto mais busco o que é de Deus nos meus comportamentos e em como trato as pessoas, mais vai ser acrescentado o que é bom em mim, então buscando o que é de Deus em outras áreas da vida, mais vai ser acrescentado na minha vida. São coisas diferentes. Só é acrescentado o que é buscado.

João 3:3-5 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus".

O Reino de Deus é uma realidade espiritual que passamos a ter discernimento quando queremos mudar o que há de ruim em nós, dentro de nós, é a partir disso que a "porta" do Reino se abre. Depois que entramos lá, vamos querendo mudar o que há de ruim na nossa vida também, na nossa condição, então passamos a ter discernimento de uma outra realidade espiritual e a partir dali Deus começa a nos ajudar, igual acontece na mudança interior. Não é automático, a mudança só acontece com quem considera o que Deus mostra e persevera em rejeitar o que é ruim e em buscar o que é bom.

Filipenses 4:8 "Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente".

Quem escolhe o que é bom, é porque rejeita o que é ruim, então a vida dela vai avançando e tendo coisas boas, mas não precisa ser de Deus para conseguir viver assim (porém com Ele é diferente, pois ensina a ser livre de sentimentos ruins, dá sabedoria nas dificuldades que aparecem para quem quer crescer, ensina a ter paz, nos ajuda a ser misericordiosos com o próximo, nos ensina a vigiar propostas do mal, nos ajuda a depender da justiça Dele quando praticam coisas ruins contra nós, nos ensina a depender Dele e não de pessoas nem de nossa condição que muitas das vezes percebemos que é insuficiente para irmos além, não conseguimos, mesmo querendo, etc...), é só ver na Bíblia quantos milagres eram feitos sem a pessoa precisar mudar por dentro, e quantos ricos já existiam antes mesmo de receberem a visita de Jesus nas cidades que evangelizava. 

Contudo, para entrar no Reino de Deus, é preciso querer escolher o que é bom dentro de si, rejeitar o que é ruim lá dentro de nós, no nosso comportamento e na forma que tratamos os outros. 

Deus pede para focar nisso, porque é o que salva a alma, mas para muitos, seja pobre ou rico, é difícil entender como funciona essa parte, porque não é algo que se pode tirar foto, não é algo que pode ser visto, também não é algo fácil de entender, então a mente pensa: "todo mundo precisa mudar algo e todo ser humano tem falhas, então não dá pra mudar isso, no máximo podemos aprender a lidar com os outros, aprender a ser gentil, mas mudar a natureza de alguém não, nenhuma pessoa consegue fazer isso", é assim que a mente humana pensa, não é rebeldia, mas é que não entende, porém quem quiser ser livre do que faz mal dentro de si, vai ter acesso ao Reino, mesmo não sabendo que ele existe (foi o que aconteceu comigo).

Lucas 17:20 "E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós".

Isaías 1:19 "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra".

As sacolas não foi uma compra no mesmo dia, mas foi aos poucos. Aquelas pessoas que postam foto com várias sacolas na sala ou no quarto, acho que foi isso que aconteceu com elas, foram compras feitas aos poucos e depois ela junta tudo pra mostrar que conseguiu alcançar o que queria. É legal isso, né? Vai acontecer com você também se for andando com Deus, aceitando o que Ele diz, perseverando e rejeitando o que é ruim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário